Pelo
menos 50 bagagens vindas de São Paulo não chegaram a Fortaleza em voo da
Avianca que aterrissou no Aeroporto Internacional Pinto Martins às 9h40min
desta quinta-feira, 8. É o que denunciam passageiros, que alegam não estarem
recebendo as devidas orientações da companhia aérea.
Em
contato, a companhia afirmou que a bagagem não foi extraviada e está a caminho
de Fortaleza em outro avião. Segundo informou a assessoria, as bagagens não
embarcaram no mesmo voo que os passageiros devido a manifestação de
trabalhadores no aeroporto de Guarulhos (SP).
A
Promotora do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), Ann
Celly Sampaio Cavalcante, se encontrava no local para fazer ações de orientação
e se deparou com a situação. "Em torno de 45 pessoas tiveram suas bagagens
extraviadas. À priori, a empresa pecou pela falta de informação e orientação
clara e precisa aos passageiros", afirmou.
Ann Celly
diz que a Avianca poderia ter orientado os clientes a seguirem seus destinos e
garantir que vão mandar as bagagens para onde eles estiverem.
Inês
Restiffe, empresária paulista, estava no voo e veio a Fortaleza atender um
cliente. "Vou atender um cliente amanhã e ia tirar o dia de hoje para me
preparar melhor, só que não vou poder. Vou atrás de bagagem, roupa etc.".
Ela criticou o posicionamento da companhia. "A gente não entende ser
tratado com um 'nada'. A empresa em momento algum veio nos esclarecer o que
aconteceu de fato".
A
empresária, como outros passageiros, estava preenchendo reclamação no guichê do
Decon.
Com
informações do repórter Raone Saraiva
MATHEUS FACUNDO
O POVO