HOME

Tratamento da Artrite Reumatoide ainda é cercado de mitos.

 


Foto; Ilustrativa.

O manejo de pacientes gestantes, obesos e idosos ainda desperta incertezas. O planejamento da gravidez para uma paciente com artrite, por exemplo, deve ser feito em conjunto com o médico. É importante destacar que existem opções terapêuticas que podem ser mantidas durante a gestação e o período de amamentação.

 

 Tratamento da Artrite Reumatoide ainda é cercado de mitos

 

 O manejo de pacientes gestantes, obesos e idosos ainda desperta incertezas. O planejamento da gravidez para uma paciente com artrite, por exemplo, deve ser feito em conjunto com o médico. É importante destacar que existem opções terapêuticas que podem ser mantidas durante a gestação e o período de amamentação.

 

 

 

Agosto de 2025_Doença crônica e inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações, a artrite reumatoide é uma das enfermidades autoimunes mais comuns. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que ela afeta cerca de 1% da população mundial, sendo mais prevalente em mulheres entre 30 e 50 anos.

 

A inflamação persistente, quando não tratada de forma adequada, pode levar à destruição das articulações, causar deformidades e comprometer a realização de tarefas do dia a dia, incluindo o trabalho. “A artrite reumatoide é uma das doenças mais conhecidas e emblemáticas da reumatologia e também uma das que mais avançaram em opções terapêuticas. No entanto, ainda persistem mitos sobre o tratamento adequado, especialmente em alguns grupos de pacientes”, destaca a Profa. Dra. Licia Maria Henrique da Mota, reumatologista e diretora científica da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

 

“O planejamento da gravidez para uma paciente com artrite, por exemplo, deve ser feito em conjunto com o médico. É importante destacar que existem opções terapêuticas que podem ser mantidas durante a gestação e o período de amamentação”, explica a reumatologista.

 

Durante o 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que será realizado em Salvador, entre os dias 17 e 20 de setembro, a Dra. Licia abordará as evoluções mais recentes no manejo da artrite reumatoide e esclarecerá aspectos que ainda geram dúvidas. Na conferência o “Caminho do Samurai: Entre mitos e verdades no tratamento da Artrite Reumatoide”, no dia 18 de setembro, a especialista procurará esclarecer questões sensíveis em situações consideradas especiais no tratamento da artrite reumatoide.

 

Outro mito recorrente diz respeito à segurança do uso de imunossupressores em idosos. Segundo a Dra. Licia, ainda há receio, por parte de alguns médicos, de que esses medicamentos aumentem o risco de infecções nessa faixa etária. “Já temos evidências de que o tratamento adequado da artrite reumatoide reduz o risco de hospitalizações entre idosos. Além disso, algumas das terapias biológicas mais recentes têm mostrado efeito protetor contra a demência, especialmente em domínios como linguagem e memória”, reforça.

 

O Congresso Brasileiro de Reumatologia, maior evento da especialidade da América Latina, será realizado entre os dias 17 e 20 de setembro no Centro de Convenções de Salvador. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e contará com uma extensa programação científica com cursos, mesas redondas, conferências, simpósios, sessão de temas livres debatendo os principais temas da especialidade, além de encontro de pacientes, atividades culturais e premiações aos trabalhos e pesquisas mais expressivos sobre a Reumatologia no país na atualidade.

 

 

 

Serviço:

 

42° Congresso Brasileiro de Reumatologia

 

Data: 17 a 20 de setembro de 2025

 

Local: Centro de Convenções de Salvador

 

Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio, Salvador - BA

 

Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br).

 

@sociedadereumatologia | @reumatologinsta

 

 

 

Doenças reumáticas no Brasil

 

Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.

 

 

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)

 

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
HOME
HOME