Feira de Peixes Ornamentais reúne centenas de pessoas na Praça da Sé, neste domingo (18)




Uma vez no mês, a Praça da Sé recebe centenas de visitantes aquáticos com a Feira de Peixes Ornamentais, realizada por um grupo de criadores, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Crato.

A programação contou com a exposição e comercialização de peixes ornamentais de espécies diversas, como betta, espada, japonês, polinésia, platy, acará bandeira, guppy, entre outros, além de ração e outros insumos para a criação dos animais.

A Aquariofilia está em plena expansão e atrai olhos curiosos de quem ainda não entrou no ramo. Público de todas as idades despertam interesse pela atividade: uns pela beleza, outros para ter um bichinho de estimação e outros como negócio.

Conforme afirmou Genivan Brasil, produtor e também organizador da feira, centenas de pessoas visitam os estandes para observar e acabam levando um peixe. Para os amantes das atividades, há peixes mais delicados e que necessitam de cuidados especiais. “Para quem está começando a criar, indicamos o betta que é mais resistente. E depois, quando aprender o manejo, mostramos outros”, explicou.

A feira tem sido estimulada pela gestão municipal, com foco no desenvolvimento econômico sustentável e de novas atividades econômicas. “Esse espaço contribui com os criadores porque vendemos para o consumidor final. Todos já vendem para as lojas e o preço é pequeno. Além disso, permite a relação entre os produtores e os aquaristas”, comentou Genivan.

A feira reuniu criadores de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu. O grupo também comercializa seus produtos em outros espaços, como a Expocrato, Exproaf e, agora, foram convidados para a Expobrejo. A parceria permite, além das vendas, que eles realizem compras coletivas de peixes e insumos para dividir os custos.