VEREADOR QUESTIONA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CDL-CRATO NO USO DE DINHEIRO ORIUNDO DA PREFEITURA.






DA AGÊNCIA CARIRICEARA
Davi Salomão com reportagem de Ambrósio Santos Foto: Jota Lopes/Caririceara

Na sessão desta terça-feira do Poder Legislativo, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato, José Alves Lobo esteve apresentando na Tribuna uma prestação de contas do dinheiro recebido através de convênio entre a instituição e a prefeitura.
A quantia foi utilizada durante a Expocrato para a revitalização das ruas do Centro da cidade e dos principais locais que dão acesso ao Parque de Exposição.
Segundo o vereador Jales Velloso, em junho, José Lobo esteve na Casa informando que seriam gastos 65 mil reais, sendo 35 mil do município e o os outros 30 mil oriundos da própria CDL, porém, no momento da prestação de contas apresentada hoje, apenas os recursos repassados pelo governo municipal foram divulgados, deixando um ponto de interrogação a respeito da utilização da outra parte do dinheiro…“Não estou entendendo isso aqui como investimento para o corredor da folia na Expocrato. Ele chegou nessa casa na última sessão que antecedia as férias dos vereadores, e ele pediu 35 mil reais aqui essa casa ao município para executar essas obras que ia melhorar o aspecto do Corredor da folia como ele se expressa, e ele também se pronunciou aqui dizendo que ia investir 30 mil reais que já tinha em caixa na CDL aonde o que ele traz aqui uma nota e um recibo que só mostra aqui 35 mil reais, os 30 que ele disse que era contra o partida dele ele não não investiu aqui, ele não não não trouxe é tão toda maneira ele está faltando com a verdade”.
Jales destaca como foram divulgados os gastos que constam tanto no recibo como também na nota fiscal eletrônica, ambos apresentados na Câmara Municipal
“Com o recibo ele diz uma coisa, o recibo ele só disse que gastou no dia 4 de julho 5 mil reais, não diz mais nada. 5 de Julho gastou 9 mil, dia 7 de Julho gastou 9 mil, dia 10 de julho gastou 5 mil, dia 11 de julho gastou mais dois mil e dia dia 12 de julho gastou mais 5 mil. Isso aqui que é o recibo, agora vocês vão ver a nota fiscal eletrônica fornecida por empresa Luana Siebra Macário de Brito, aqui vocês vão ver os valores Discriminados as dos serviços: serviços da ambientação da principal Avenida de acesso do Parque de Exposição durante o período e estande de instituição da Expocrato 2017. Só das pessoas que prestaram serviço da Expocrato segundo tá dizendo aqui foi 15 mil reais do estande, aí vem citação da Concepção do projeto, o projeto já diz aqui que ele gastou só para projetar o estande ele gastou 6 mil e 500 reais, no estande ele gastou 15 no projeto ele gastou 6 e 500, material de publicação e divulgação, prestem bem pasmem os senhores, o material publicado de divulgação eles gastaram 7 mil reais e tem até aquele negócio a conta do mentiroso 7 mil, segurança oficina de pessoas e apoio mais 5 mil e 500 reais”.
Para o vereador, os valores não fecham, portanto, o próximo passo será apresentar a denúncia ao Ministério Público… “Primeira mão eu tô vendo aqui que não tá condizendo com a realidade. O valor da nota não bate com o valor do recibo. É estranho, o recibo tem que estar discriminado para que foi o investimento né, o que foi feito do parque exposição e infelizmente não tá por isso que eu vou querer que o Ministério Público convoque pra ele se explicar lá no Ministério Público”.
O vereador Adil Sampaio entregou um requerimento onde solicita a gestão municipal uma reforma no Mercado Público Wilson Roriz. O local, segundo divulgou a Secretaria Municipal de Cultura, deverá abrigar em breve duas salas de cinema como parte do programa Cinema Perto de Você, idealizado pela ANCINE… “ Fiz um requerimento pedindo ao prefeito José Ailton Brasil que olhasse para que no mercado fizesse uma reforma uma vez que cogita construção de duas salas de cinema naquele espaço, ora, ali é um espaço comercial espaço de bem grande fluxo de pessoas aonde vai gerar muito mais emprego, não que as salas de cinema não seja importante em nosso município, é mas pode ser colocado em outro local. Aquele mercado é um mercado antigo, um mercado que acredito que tenha até mais de 50 anos onde pessoas criaram sua família e viveu a vida toda ali, que é muito mais importante ali um grande centro comercial do que uma sala de cinema. Que uma reforma grande naquele centro de abastecimento iria também trazer aquelas pessoas que hoje ainda estão trabalhando comercializando nas ruas, acredito que uma grande reforma lhe queria atender a toda população da cidade do Crato”.
Já o parlamentar Pedro Alagoano voltou a citar a cobrança abusiva na taxa de iluminação pública dos cratenses… “Pedro Alagoano – Nós não paramos de receber reclamação, e ta sendo cobrada ainda abusivamente e a população do Crato não aguenta, não suporta pagar principalmente o que não está correto pela lei. A lei dá o aumento não é muito maior do que 2%, e o que tá sendo cobrado é 200%, a Coelce tá com a cobrança abusiva, ela tem que analisar a lei e botar em prática o que diz a lei e não fazer umas cobranças dessa natureza onde está onerando o dinheiro da população do Crato”.