EUNÍCIO PARTICIPA DE ENCONTRO DOS BRICS NA RÚSSIA.



O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Congresso Nacional, está na Rússia participando do encontro dos Brics, organismo formado pela coordenação diplomática das principais economias em desenvolvimento do mundo, Brasil, Rússia, Índia e China. O parlamentar vai integrar os debates sobre as parcerias estratégicas a serem potencializadas entre os países.

Antes mesmo da abertura oficial do encontro, Eunício se reuniu com a Presidente do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko, no pavilhão dos ministérios do Palácio Tavricheskiy, que fez questão de abrir espaço na sua agenda para encontrar o Presidente do Senado do Brasil. Ela atribui especial importância ao relacionamento entre os dois países e disse que é preciso aumentar e reativar a relação interparlamentar. Valentina, inclusive, convidou Eunicio para visitar oficialmente em âmbito bilateral a Rússia em futuro próximo.

Eunicio agradeceu o convite que pretende considerar e aproveitou para retribui-lo, recebendo o aceite imediatamente. Ele aproveitou para mencionar a necessidade de explorar melhor o potencial comercial entre os dois países. A Rússia é grande importadora de produtos agrícolas brasileiros, e aumentar o comércio bilateral um importante reforço nas relações entre ambas as nações. Valentina foi governadora de São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia, com população de cinco milhões de habitantes e importante polo turístico.

Eunício participou da reunião do Fórum Parlamentar dos Brics, colocando em pauta temas comuns em prol do desenvolvimento dos países membros, além de encontros bilaterais com vistas à elaboração de futuros convênios entre as nações. Em seguida, Eunício marcou presença na abertura oficial do encontro, realizada no Centro de Exposições, sob o comando do presidente russo Vladmir Putin. Juntos, os Brics ocupam 26,46% da área total do planeta, reunindo 42,58% da população mundial, e respondem por 22,53% do Produto Interno Bruto global.

Na agenda deste domingo (15), consta ainda uma reunião do presidente do Congresso brasileiro com representante do Comitê Permanente da Assembleia Popular da China. Em seguida, Eunício participa da Assembleia Geral da União Inter-Parlamentar (UIP).
(Agência Senado)