BARBALHA REALIZA ATIVIDADES DURANTE A SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA.






 A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Barbalha, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, está realizando, até 1º de outubro, atividades voltadas para o público da melhor idade. As ações fazem parte da Semana de Valorização da Pessoa Idosa e são pensadas para garantir os direitos, através de orientação, acompanhamento e assistência aos idosos do município.

A programação visa inibir ações de maus tratos contra esse público, por meio de palestras e ações pontuais. O primeiro evento ocorre nesta terça feira, no distrito de Arajara, com palestra de médico, advogado e assistente social, orientando a população a como proceder e buscar seu direito e, se for o caso, realizar denúncia.  

De acordo com informações do próprio conselho, familiares ou pessoas próximas são as que mais praticam atos e até mesmo crimes contra os idosos. Agressões psicológicas e patrimoniais são as mais registradas. O membro do conselho, José Ventura Saraiva, fala que, em alguns casos, os familiares usam o beneficio do idoso para fins pessoais ou contratam empréstimos sem o seu consentimento.

Durante a Semana de Valorização da Pessoa Idosa, a programação, em Barbalha, prossegue no Bairro Bela Vista, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS - Santo Antônio). Além dos eventos pontuais, a secretária executiva do conselho, Tatiane de Oliveira, informa que estão sendo promovidas atividades educativas nas escolas para gerar uma cultura de respeito ao idoso.