Em sessão da Câmara Municipal
do Crato, parlamentar justificou voto favorável a reforma da previdencia,
citando risco de colapso do sistema e prometendo apurar responsáveis por
“prejuízos do passado”.
Em um discurso que misturou a
firmeza da gestora pública com a emoção da servidora, a vereadora Professora Lourdes
de Carlim (PT) subiu à tribuna na última sessão da Câmara Municipal para
justificar seu voto favorável à Reforma da Previdência do Município. O
posicionamento, que ela reconheceu como “difícil” e que “desperta preocupação”,
foi defendido como um ato de “coragem e responsabilidade” para garantir o
futuro do sistema.
“Sei que esta é uma decisão
difícil, que desperta sentimentos legítimos de preocupação entre os servidores
públicos e toda a sociedade. Mas é justamente nesses momentos que o papel do
gestor público e do legislador se revela: enfrentar medidas amargas para
garantir o futuro de todos”, declarou a parlamentar no plenário.
Lurdes argumentou que as
reavaliações atuariais e exigências legais tornam os ajustes no Regime Próprio
de Previdência Social (RPPS) do Crato inevitáveis para a sua própria
sobrevivência. Ela buscou afastar a ideia de que a reforma representa um
abandono dos servidores, posicionando-a como uma proteção.
“Esta reforma não é um gesto
de desamparo aos servidores. Ao contrário, é uma medida de responsabilidade e
proteção. Não podemos falar em justiça social se, no futuro, o sistema entrar
em colapso e os aposentados e pensionistas ficarem desassistidos”, afirmou.
Um dos pontos de destaque do discurso foi o compromisso público de investigar as gestões passadas. A vereadora foi enfática ao declarar que não aceitará que erros anteriores prejudiquem o futuro dos trabalhadores.
“E quero deixar claro: esta
vereadora estará firme na apuração de todos os responsáveis pelos prejuízos
causados à nossa previdência. Não aceitaremos que erros do passado comprometam
o futuro de quem dedicou a vida ao serviço público”, prometeu.
O momento mais emocionado do pronunciamento foi quando a vereadora fez um apelo pessoal, lembrando sua própria trajetória e se solidarizando com a categoria. “Foi com esse salário que ajudei meu marido a criar meus filhos. E é com esse salário que continuo ajudando meus netos”, compartilhou, gerando comoção no plenário.
Dirigindo-se diretamente aos
servidores, ela finalizou: “Quero que todos saibam: eu nunca vou esquecer que
sou uma servidora pública. Sou uma de vocês. Por isso, votei sim”.
Seu discurso na Integra:
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores,
Hoje venho a esta tribuna justificar meu voto favorável à Reforma da Previdência do Município do Crato. Sei que esta é uma decisão difícil, que desperta sentimentos legítimos de preocupação entre os servidores públicos e toda a sociedade. Mas é justamente nesses momentos que o papel do gestor público e do legislador se revela: enfrentar medidas amargas para garantir o futuro de todos.
A previdência é um sistema de proteção social que deve assegurar ao servidor o direito a uma aposentadoria digna, após anos de dedicação ao serviço público. No entanto, diante das reavaliações atuariais e das exigências legais, torna-se evidente que o nosso Regime Próprio de Previdência Social precisa de ajustes para continuar existindo e garantindo os benefícios de quem mais precisa.
Esta reforma não é um gesto de desamparo aos servidores. Ao contrário, é uma medida de responsabilidade e proteção. Não podemos falar em justiça social se, no futuro, o sistema entrar em colapso e os aposentados e pensionistas ficarem desassistidos.
E quero deixar claro: esta vereadora estará firme na apuração de todos os responsáveis pelos prejuízos causados à nossa previdência. Não aceitaremos que erros do passado comprometam o futuro de quem dedicou a vida ao serviço público.
Muitas vezes, o remédio é amargo, mas é necessário para curar as enfermidades. E é exatamente isso que buscamos com essa reforma: garantir que o sistema previdenciário do Município do Crato se mantenha saudável, sustentável e capaz de honrar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal — hoje e nas próximas gerações.
Nosso compromisso, enquanto representantes do povo e membros do Partido dos Trabalhadores, é continuar lutando pela valorização dos servidores, pela gestão responsável dos recursos públicos e pela manutenção de um Estado que cuida das pessoas.
Justifico, portanto, meu voto favorável à aprovação da Reforma da Previdência com a convicção de que estamos agindo com coragem e responsabilidade, para resguardar o presente e assegurar o futuro de quem dedicou a vida ao serviço público do nosso município.
Foi com esse salário que ajudei meu marido a criar meus filhos. E é com esse salário que continuo ajudando meus netos. Quero que todos saibam: eu nunca vou esquecer que sou uma servidora pública. Sou uma de vocês. Por isso, votei sim.
Abraços,
Vereadora Professora Lurdes de Carlim
Postar um comentário