Foto: Kid Júnior
Operação da ferrovia será
inicialmente em regime de testes, com capacidade reduzida
Após quase 20 anos em obras, a
Transnordestina, enfim, vai começar a operar no sertão nordestino. A Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início do funcionamento
da ferrovia na última quinta-feira (9).
As informações já foram
publicadas no Diário Oficial da União (DOU). O trecho autorizado pela ANTT é de
exatos 679 quilômetros (km) e interliga São Miguel do Fidalgo (PI) a Acopiara
(CE), cortando ainda a porção oeste do estado de Pernambuco.
Segundo informações da
assessoria de imprensa da Transnordestina Logística S.A (TLSA), empresa
responsável pela construção e operação da linha férrea, o trecho a ser operado
será inicialmente entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE), totalizando
cerca de 600 km.
A decisão da ANTT é válida em
regime de comissionamento, isto é, a ferrovia vai operar em modelo de testes,
em escala reduzida e transportando menos cargas do que a capacidade anunciada
pela TLSA.
Com isso, a ferrovia, cuja
construção começou em 2006, ainda durante o primeiro mandato de Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) como presidente, passa a funcionar no interior de Piauí,
Pernambuco e Ceará.
Em julho, o presidente da
TLSA, Tufi Daher Filho, afirmou que o início do transporte de grãos da
Transnordestina entre os interiores do Piauí e do Ceará aconteceria "em
outubro ou novembro" deste ano.
Como vai funcionar a
Transnordestina?
Durante a fase de
comissionamento, a ANTT definiu "condições técnicas específicas".
Segundo a agência, esse regime é adotado em novas ferrovias, e "permite
que a via se ajuste gradualmente à carga transportada e às dinâmicas
operacionais".
"As inspeções realizadas
pela agência confirmaram o atendimento aos requisitos mínimos para o início do
tráfego, restando ajustes pontuais a serem concluídos", diz agência.
Conforme a ANTT, entre as
determinações estão limites de velocidade, monitoramento técnico contínuo e
ações de comunicação voltadas às comunidades próximas à ferrovia, com foco em
segurança nos cruzamentos e nas áreas de circulação dos trens.
Neste primeiro momento, a
Transnordestina vai transportar grãos, algodão, minérios, gesso, gipsita e
contêineres. Por ano, a fase de comissionamento poderá levar até 1 milhão de
toneladas de cargas.
Os trens vão ter duas
locomotivas e 20 vagões cada, com velocidade máxima de 60 km/h, seguindo as
determinações estabelecidas pela ANTT.
Ferrovia segue em construção
Inicialmente pensada como um
'T' invertido interligando Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape
(PE), a ferrovia passou por mudanças ao longo dos últimos anos.
Atualmente, a Transnordestina
é executada desta forma pelo Governo Federal, mas sob concessão da TLSA, está
somente o trecho conhecido como 'L' invertido, entre Eliseu Martins e o Porto
do Pecém. O trajeto entre Salgueiro (PE) e Suape está a cargo do Poder Público
nacional.
O investimento atualizado da
construção da ferrovia é de R$ 15 bilhões para construir do zero 1.206 km de
trilhos. Na fase de comissionamento, 56,3% desse total estará apto para
operação.
É o trecho que está
completamente concluído, com toda a infraestrutura de ferrovias já entregue. A
outra parte, 43,7%, ou está com diferentes estágios de execução, ou ainda não
foi contratada.
De acordo com o Governo
Federal, o cronograma atualizado prevê obras concluídas da Transnordestina até
2029. Quando for concluída, a ferrovia poderá substituir quase 400 caminhões de
cargas, com capacidade para transportar 33 milhões de toneladas por ano.
Veja o status dos lotes das
obras da Transnordestina
Ferrovia recebeu autorização
para começar a operar no sertão nordestino
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|
Fase |
Lotes |
Extensão do lote |
Status da obra |
|
Fase 1 |
São Miguel do Fidalgo (PI) -
Trindade (PE) - Salgueiro (PE) - Acopiara (CE)* |
cerca de 680 km |
Concluído |
|
Fase 1 |
Acopiara (CE) - Baturité
(CE)/ Caucaia (CE) - Porto do Pecém (CE)** |
cerca de 280 km |
Infraestrutura em execução |
|
Fase 1 |
Baturité (CE) - Aracoiaba
(CE) - Caucaia (CE)*** |
cerca de 100 km |
Próxima contratação |
|
Fase 2 |
São Miguel do Fidalgo (PI) -
Eliseu Martins (PI)**** |
cerca de 150 km |
Infraestrutura iniciada |
Fonte: TLSA
Legenda:
*: São múltiplos trechos nos
estados de Piauí, Pernambuco e Ceará. No Ceará, são trechos entre a divisa com
Pernambuco passando por Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Iguatu e Acopiara;
**: São seis trechos, todos em
território cearense, em construção, que abrangem Acopiara, Piquet Carneiro,
Quixeramobim, Quixadá, Itapiúna, Baturité, Caucaia e Porto do Pecém, destino da
ferrovia;
***: São os dois únicos
trechos (lotes 9 e 10) que ainda não foram contratados. O presidente da TLSA
vislumbra que a contratação ocorra ainda em 2025;
****: Inicialmente, a
construção da fase 2 seria iniciada após a conclusão da fase 1, mas as obras de
ambas as partes estão sendo tocadas em paralelo pela TLSA.
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