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Foto: Reprodução |
Vendas diretas do setor estão
em segundo lugar, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas
(ABEVD)
O mercado de semijoias tem
apresentado avanço significativo nos últimos anos. Segundo a ABEDV, a categoria
se encaixa no setor de vendas diretas em vestuário e acessórios, que fica em
segundo lugar (18%) quando o assunto é a venda realizada por empreendedores que
têm contato direto com o consumidor, sem necessidade de ponto de venda físico.
Em 2022, uma pesquisa
realizada pela Bain & Company mostrou que o mercado de joias como um todo
cresceu 18% em cinco anos. E a projeção é que este crescimento continue. Muito
desse avanço se deve ao fato de os empreendedores autônomos buscarem a venda de
semijoias como forma de garantir renda extra. De acordo com Maysa Alves,
Diretora comercial e marketing da Rommanel Paraíba e Cariri, alguns pontos
influenciam essa alta constante. “O crescimento do comércio eletrônico, a
democratização do acesso ao luxo, tendências de consumo que mudam cada vez mais
rápido e a qualidade das peças mostram que o investimento em semijoias é bem
oportuno, seja para trabalhar com elas ou mesmo comprar para consumo próprio.”
Ainda segundo dados da ABEDV,
60% dos empreendedores que trabalham com vendas diretas são mulheres, e 57,3%
são pessoas casadas. “Esse número mostra o que para nós é uma realidade antiga
e que ainda se mantém: ao casar, muitas mulheres abrem mão de uma carreira
profissional tradicional, com carteira assinada, carga horária e salário
pré-estabelecidos, para se dedicar à família. A surpresa para muitas delas é
que, como vendedora direta, muitas vezes o rendimento ultrapassa o esperado, e
assim elas conseguem sustentar suas famílias”, destaca a diretora.
Rommanel registrou mais de mil
novas consultoras em 2024.
O avanço do mercado de
semijoias impactou nos resultados da Rommanel na Paraíba. Liderados pelo Grupo
Helu, a marca registrou cerca de mil novas consultoras e 6 mil clientes ativos
somente em 2024. “Nós sentimos que os consumidores estão procurando peças com
designs exclusivos, que valorizam a beleza e com qualidade. Além disso, as
nossas consultoras têm uma média de lucro de cerca de 40%, a maior do mercado;
esse é mais um ponto que incentiva as mulheres a empreenderem com a Rommanel”,
afirma Maysa Alves.
Em março, a Rommanel abrirá
uma loja física em Juazeiro do Norte, a primeira do grupo no Ceará. “Escolhemos
o Cariri por saber que, nessa região, o empreendedorismo é forte, e é uma terra
em que as pessoas valorizam produtos de qualidade. Temos certeza de que seremos
muito bem recepcionados pelos caririenses”, diz a diretora da Rommanel.
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