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| Foto: Reprodução |
A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) determinou a aplicação de medidas preventivas em relação à rede de drogarias RD Saúde (novo nome da RaiaDrograsil) e à Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), que será investigada por suspeita de infringir a Lei Geral de Proteção de Dados.
O órgão determinou que os
clientes do Programa Univers (Programa de Benefício Medicamentos) tenham
uma forma alternativa de verificar a identidade, além da biometria. A
empresa também terá de facilitar o acesso dos clientes a informações sobre o
tempo de armazenamento dos seus dados pessoais.
Por fim, a rede de farmácias
deverá apresentar à ANPD uma série de informações e documentos, especialmente
sobre como os dados pessoais sensíveis são usados para criar perfis e
sobre o compartilhamento de dados com a empresa de anúncios Rd Ads, do mesmo
grupo.
Já no processo sancionador,
serão investigadas possíveis infrações da RaiaDrogasil à Lei Geral de
Proteção de Dados relacionadas à formação de perfis comportamentais a partir de
dados pessoais sensíveis, com o fim de ofertar publicidade direcionada e obter
vantagem econômica.
Para a Febrafar, a medida
preventiva determina a reavaliação da hipótese legal para o tratamento de dados
e a adequação das informações relativas à privacidade e proteção de dados, e o
exercício de direitos do titular em seu site, de modo a facilitar o exercício
pelo usuário.
“As medidas preventivas
aplicadas não são sanções e sim uma determinação expressa da fiscalização da
ANPD, indicando as ações que as empresas fiscalizadas devem adotar para
corrigir os problemas identificados. O não cumprimento dessas medidas, contudo,
pode resultar na abertura de um processo sancionador e no agravamento das
sanções eventualmente aplicadas”, afirmou o Coordenador-Geral de Fiscalização,
Fabrício Lopes.
Procurada, a RD Saúde
afirmou em nota que suas práticas “estão em conformidade com a Lei Geral de
Proteção de Dados. Todas as informações são protegidas por um sistema seguro e
a identificação pessoal é uma opção do cliente. A empresa permanece à
disposição para os esclarecimentos que a agência considerar necessários.”

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