Foto: Repodução |
Quantos seguidores são
necessários para vender milhares de exemplares de um livro? Para Gustavo
Ferreira, nenhum. Ele é o autor do livro mais vendido sobre marketing digital
na Amazon, entitulado Gatilhos Mentais.
Gustavo seguiu um caminho que parece ser o contrário do que é preconizado atualmente. Ele se tornou um sucesso primeiro fora das redes, mais necessariamente com o auxílio do e-mail, e, só há pouco tempo, se rendeu a um perfil público no Instagram.
"Hoje, eu poderia estar
em uma posição de uma influência muito maior, com mais seguidores. Já bati 300
mil livros vendidos. Mas eu tomei essa opção de forma consciente e eu uso isso,
inclusive, como uma prova, né? Falando dos gatilhos mentais. Uma prova de
que você não precisa das redes sociais para você conseguir o sucesso",
conta.
Seu livro de maior sucesso
ganhou uma versão física em 2019, quando passou a ser vendido na Amazon. Lá, já
são quase 15 mil avaliações de leitores.
Além de escritor, Gustavo
trabalha como consultor de negócios e é empresário, com uma agência no exterior
voltada para tráfego pago. Se quisesse, poderia deixar os livros trabalharem
por ele, já que a renda advinda das vendas é suficiente para manter seu estilo
de vida.
Somando todos os ganhos, o
consultor estima que irá bater R$ 1 milhão em faturamento este ano. Confira
abaixo o bate papo completo de Gustavo Ferreira com o Terra:
Eu tenho formação em gestão de
tecnologia, MBA em gestão de projetos, e eu comecei a me enveredar para o lado
do marketing, depois que eu quebrei duas empresas, aí eu percebi que eu
precisava aprender a vender melhor, a trabalhar a parte do marketing.
Você chegou a quebrar duas
empresas, eram suas? Pode contar melhor sobre isso?
A minha primeira empresa, eu
abri com 19 anos, que eu passei a prestar serviço para outras empresas, na
época eu era desenvolvedor de sistemas, então eu nem estava na parte de
marketing. E aí, qual foi a minha principal dificuldade na época, nessa primeira
empresa? Eu tive muita dificuldade em montar equipes para me ajudar, então eu
tive uma sobrecarga muito grande de trabalho, isso afetou muito a minha saúde,
eu não conseguia mais entregar os trabalhos. Eu morava em Florianópolis na
época, aí eu voltei para São Paulo quebrado e com depressão.
Um pouco depois, em 2010, um
amigo meu me convidou para a gente abrir uma empresa, então nós tivemos a ideia
de fazer um software, um aplicativo de gestão financeiram. Nós passamos nove
meses investindo, R$ 63 mil investidos, e aí nós tivemos quatro vendas de R$
50. Então, obviamente, a conta não fechou.
Depois que eu quebrei essa
segunda empresa, que eu comecei realmente a entender que eu precisava aprender
a me comunicar melhor, a trabalhar o marketing, a trabalhar, de fato, essa
venda, já pensando um pouco mais no digital. E aí, eu conheci o mercado do
marketing digital em 2012. Em 2013, eu comecei a estudar copywriting, e em
2014, eu fiz a minha primeira formação oficial de copywriting, que foi quando
eu realmente entrei no mercado.
Depois que você fez essa
formação, você passou a trabalhar para outras empresas como copy?
Eu comecei a trabalhar com
empresas, prestando serviço como copywriter para essas empresas, ao mesmo tempo
que eu comecei a compartilhar essas informações, principalmente através da
minha lista de e-mails.
Então, na época, eu fiquei
bastante conhecido no meio, porque eu era uma das poucas pessoas que ensinava
sobre copywriting. Ao mesmo tempo que eu prestava serviço, eu também ensinava.
Boa parte do posicionamento que eu ganhei, o que levou à escrita dos livros,
foi justamente eu continuamente ensinar como copywriting quando não tinha tanto
material na época. A gente até brinca que eu fui um dos desbravadores do
mercado no começo.
Naquela época o e-mail estava
mais em alta do que as redes sociais, né? Foi por isso que você escolheu esse
meio?
Eu nunca gostei de rede
social, então o e-mail era uma forma que eu podia me expressar. Eu sempre tive
vergonha, eu não queria aparecer. Então, eu consegui me expressar porque eu
sempre gostei de escrever.
Até hoje, o e-mail gera um ROI
(Retorno sobre Investimentos) 39 vezes maior do que rede social, dependendo da
estratégia que você está usando. Eu sempre falo que o grosso que eu ganho
dinheiro mesmo nas empresas é com o e-mail marketing.
Eu trabalho hoje a rede social
também, mas o foco é realmente nas empresas. Quando eu vou trabalhar uma
estratégia de negócios, o foco é muito grande no e-mail marketing, porque
funciona.
Você comentou que não gosta
muito de rede social, e eu tinha visto um post seu falando que não precisou
crescer no Instagram para fazer sucesso. Mas hoje em dia o marketing digital
está muito relacionado às redes sociais. Como é para você ser uma referência do
marketing digital e estar um pouco de fora das redes?
Foi uma opção que eu tomei na
minha vida de não abrir a minha rede social antes, porque, antes, o tipo de
mensagem que eu falava não estava conectado com o que realmente eu queria
falar. Porque as pessoas queriam que eu falasse muito especificamente sobre
copywriting, muito especificamente sobre gatilhos mentais. E, por mais que eu
seja especialista nisso, o que eu realmente gosto de falar? Eu gosto de falar
sobre pessoas, sobre empresas, sobre processos, sobre estratégias.
Eu fiquei muito tempo em
conflito em abrir minha rede social, porque eu não ia gostar do que eu ia estar
falando. Hoje, eu poderia estar em uma posição de uma influência muito maior,
com mais seguidores. Já bati 300 mil livros vendidos.
Mas eu tomei essa opção de
forma consciente e eu uso isso, inclusive, como uma prova, né? Falando dos
gatilhos mentais. Uma prova de que você não precisa das redes sociais para você
conseguir o sucesso. Eu dou exemplo até da minha própria agência internacional,
que ela tem cinco meses agora. Nós fechamos clientes, temos uma equipe, e a
empresa só apareceu no LinkedIn porque a equipe queria falar que estava
trabalhando com a gente. Então, uma empresa totalmente invisível, lucrativa,
com sucesso, estruturada, mas fora da rede social. Indo agora para seus livros,
queria saber ao que você atrela o sucesso deles?
O primeiro livro foi Palavras
que Vendem Milhões. Esse realmente foi o primeiro livro. Ele foi o primeiro
livro de copywriting lançado no Brasil. No começo, ele vendeu muito bem porque
foi o primeiro, não tinha outras referências. Mas ele era muito focado em
cartas de vendas. É para um público específico de copywriters.
Já o Gatilhos Mentais foi
pensado e desenhado para um público mais amplo porque ele foca muito, não só no
gatilho mental, na frase que você vai falar ou na frase que você vai escrever.
Mas eu falo muito de como você se comunica com outra pessoa. Eu atrelo isso a
uma estratégia de negócio.
Não adianta você criar uma
frase mágica para você hipnotizar o seu cliente, que é o tipo de mensagem que a
gente encontra por aí hoje, que é um saco. Se você não tem uma estratégia de
negócio por trás que realmente vai sustentar a comunicação que você está
construindo.
Então, o Gatilhos
Mentais se comunica com as pessoas. É um livro que ensina você a se
comunicar com as pessoas, ao mesmo tempo que te dá uma base de negócios, uma
base sólida, para você construir a sua empresa de acordo com a comunicação que
você está construindo. Esse, eu acredito, foi realmente o principal motivo de
sucesso dele.
O Gatilhos Mentais é
de 2019, por que ele continua sendo o primeiro lugar até hoje de vendas, depois
de tanto tempo assim? O conteúdo continua válido?
A primeira versão, na verdade,
foi em 2016, que eu lancei ele só online. Em 2019, a gente lançou o físico. A
informação dele é atemporal. Ou seja, funcionava antes, funciona hoje e vai
continuar funcionando depois.
Mas, por exemplo, no Gatilhos
Mentais, como eu trabalhava muito com e-mail, eu dou muitas referências a
e-mail. Porque, em 2016, era onde eu realmente estava mais focado. Hoje, não.
Então, até a gente fez pequenos ajustes para falar um pouquinho de rede social.
Eu mudei algumas frases no livro só para ficar um pouco mais conectado com as
pessoas.
Mas o principal motivo é que
realmente é uma comunicação atemporal. É uma estratégia atemporal. É um livro
baseado em fundamentos, não é moda passageira. Porque se eu criasse um livro
focado no Instagram, por exemplo, daqui a um tempo, invariavelmente, o
Instagram vai sumir, vai ter outra. Aí o livro ficaria desatualizado.
E tem o que muita gente fala,
que é um livro que você lê rápido, é um livro com uma linguagem simples. Eu
procuro trazer isso também, porque essa simplicidade na comunicação é o que
cria uma comunicação, a gente fala dessa comunicação persuasiva, mas é uma
comunicação simples, é uma comunicação que é direta ao ponto.
Se você tivesse que escolher
para uma pessoa que está empreendendo e quer ler um dos seus livros, qual seria
que você diria que é imprescindível para ela ler? Seria o Gatilhos Mentais mesmo
ou algum outro?
Eu recomendaria dois, que é
o Gatilhos Mentais, pensando nessa parte para você aprender os fundamentos
à base de vendas, mas eu lancei recentemente o Cartas de Ouro para
Empreendedores, que é um livro focado em estratégias de negócio. Então é um
livro para empreendedores.
Se você é empreendedor, se
está começando a empreender, ou se você já tem uma empresa estruturada e você
quer crescer, o livro mais direcionado para você é o Cartas de Ouro para
Empreendedores. Então eu até falo que esse livro é a minha própria consultoria
de estratégia de negócios escrita em um livro.
Indo agora para seus livros,
queria saber ao que você atrela o sucesso deles?
O primeiro livro foi Palavras
que Vendem Milhões. Esse realmente foi o primeiro livro. Ele foi o primeiro
livro de copywriting lançado no Brasil. No começo, ele vendeu muito bem porque
foi o primeiro, não tinha outras referências. Mas ele era muito focado em
cartas de vendas. É para um público específico de copywriters.
Já o Gatilhos Mentais foi
pensado e desenhado para um público mais amplo porque ele foca muito, não só no
gatilho mental, na frase que você vai falar ou na frase que você vai escrever.
Mas eu falo muito de como você se comunica com outra pessoa. Eu atrelo isso a
uma estratégia de negócio.
Não adianta você criar uma
frase mágica para você hipnotizar o seu cliente, que é o tipo de mensagem que a
gente encontra por aí hoje, que é um saco. Se você não tem uma estratégia de
negócio por trás que realmente vai sustentar a comunicação que você está
construindo.
Então, o Gatilhos
Mentais se comunica com as pessoas. É um livro que ensina você a se
comunicar com as pessoas, ao mesmo tempo que te dá uma base de negócios, uma
base sólida, para você construir a sua empresa de acordo com a comunicação que
você está construindo. Esse, eu acredito, foi realmente o principal motivo de
sucesso dele.
O Gatilhos Mentais é
de 2019, por que ele continua sendo o primeiro lugar até hoje de vendas, depois
de tanto tempo assim? O conteúdo continua válido?
A primeira versão, na verdade,
foi em 2016, que eu lancei ele só online. Em 2019, a gente lançou o físico. A
informação dele é atemporal. Ou seja, funcionava antes, funciona hoje e vai
continuar funcionando depois.
Mas, por exemplo, no Gatilhos
Mentais, como eu trabalhava muito com e-mail, eu dou muitas referências a
e-mail. Porque, em 2016, era onde eu realmente estava mais focado. Hoje, não.
Então, até a gente fez pequenos ajustes para falar um pouquinho de rede social.
Eu mudei algumas frases no livro só para ficar um pouco mais conectado com as
pessoas.
Mas o principal motivo é que
realmente é uma comunicação atemporal. É uma estratégia atemporal. É um livro
baseado em fundamentos, não é moda passageira. Porque se eu criasse um livro
focado no Instagram, por exemplo, daqui a um tempo, invariavelmente, o
Instagram vai sumir, vai ter outra. Aí o livro ficaria desatualizado.
E tem o que muita gente fala,
que é um livro que você lê rápido, é um livro com uma linguagem simples. Eu
procuro trazer isso também, porque essa simplicidade na comunicação é o que
cria uma comunicação, a gente fala dessa comunicação persuasiva, mas é uma
comunicação simples, é uma comunicação que é direta ao ponto.
Se você tivesse que escolher
para uma pessoa que está empreendendo e quer ler um dos seus livros, qual seria
que você diria que é imprescindível para ela ler? Seria o Gatilhos Mentais mesmo
ou algum outro?
Eu recomendaria dois, que é
o Gatilhos Mentais, pensando nessa parte para você aprender os fundamentos
à base de vendas, mas eu lancei recentemente o Cartas de Ouro para
Empreendedores, que é um livro focado em estratégias de negócio. Então é um
livro para empreendedores.
Se você é empreendedor, se
está começando a empreender, ou se você já tem uma empresa estruturada e você
quer crescer, o livro mais direcionado para você é o Cartas de Ouro para
Empreendedores. Então eu até falo que esse livro é a minha própria consultoria
de estratégia de negócios escrita em um livro.
Fonte: Terra
0 Comentários