Lítio “cinco zero” produzido no Brasil é destaque na COP28

 

Foto: Reprodução

Pela quarta vez consecutiva, a COP28, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes, contou com a participação da Sigma Lithium, indústria brasileira comprometida em alimentar a próxima geração de veículos elétricos com concentrado de lítio verde.

Com uma planta greentech de última geração situada no Projeto Grota do Cirilo, em Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG), a empresa não trabalha com barragens de rejeitos e utiliza apenas energia limpa e água recirculada em sua produção. É o que o mercado chama de “cinco zero”: carbono zero, zero uso de químicos nocivos, zero rejeitos, zero utilização de água potável e zero uso de energia a carvão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A cada participação na COP, desde Madri em 2019, apresentamos um novo passo da empresa. Ainda assim, havia um certo ceticismo sobre a viabilidade de produzir lítio de forma totalmente renovável e descarbonizada. Nesta edição, entregamos as provas de que, sim, é possível transformar o setor, com produção em escala”, relata Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium e presidente do conselho desde o IPO da companhia, em 2018. Ela volta ao Brasil otimista. “Temos agora uma vantagem competitiva de pelo menos três anos em relação aos nossos concorrentes. Somos a quinta maior produtora industrial de lítio do mundo e queremos alcançar a terceira posição.”

Fonte: Exame

Postar um comentário

0 Comentários