quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Por falta de internet, Granjeiro não consegue informar dados de vacinados contra a Covid-19.

 


Município já iniciou vacinação contra a Covid-19, mas dados não constam no balanço da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)

 

O município de Granjeiro, na região do Cariri, já iniciou a vacinação contra a Covid-19, mas os dados não constam no balanço da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgado nesta terça-feira (26) por um problema técnico. O documento indica que foram distribuídas 115 doses para o município, mas não há registro de pessoas vacinadas.

Granjeiro é o único município com nenhum registro de doses aplicadas no balanço do Estado. Todos os outros 183 informaram o balanço de vacinados à Sesa.

De acordo com Lânia Maria Oliveira, secretária da Saúde do município, os dados não foram repassados à Pasta estadual em razão da falta de conexão com a internet no prédio em que a secretaria municipal funcionava até hoje, quando houve mudança para outras instalações. A secretária ressaltou que os dados chegaram a ser repassados ao Estado, mas considera que não chegaram a fazer parte do balanço por terem sido enviados após o fechamento do levantamento estadual - às 12h20.

A titular da pasta municipal afirmou que Granjeiro recebeu 42 doses de vacina na semana passada, das quais 30 foram aplicadas em profissionais da saúde. Nesta terça, o município recebeu mais 23 doses na vacina CoronaVac, desenvolvida com apoio do Instituto Butantan, e 50 da AstraZeneca, feita em parceria do laboratório Astrazeneca com a Universidade de Oxford. O número total corresponde ao disposto no balanço da Sesa - 115 doses.

A secretária ainda destacou que as 42 doses foram direcionadas aos trabalhadores da saúde que atuam diretamente no combate à Covid-19. "A gente selecionou o pessoal de linha de frente do hospital", afirmou, acrescentando que uma triagem foi realizada pela coordenadora da Atenção Básica do Hospital Municipal.

 Fonte:   - DN