Dr. Francisco Leitão Moura, presidente estadual da Federação das APAES do Ceará destaca Projeto de Capacitação ao Autismo.





Dr.Leitão Moura em reunião durante o capacita APAE BRASIL.


O promotor aposentado e professor Universitário na Universidade do Cariri-URCA, Dr. Leitão também cumpri o papel de presidente estadual da confederação nacional das APAES. Um trabalho que ele faz com muita dedicação, oportunizando um aprendizado para os apaeanos e a si próprio pelos valores humanos que são colocados em prática a todo o momento.

Em um bate papo descontraído ele ressaltou o esforço que é realizado por muitos e claro por sua gestão que vem dando total apoio a criação de novas APAES, como é o caso de Acopiara que teve o assunto debatido recentemente com a sociedade acopiarense.

“ Que este movimento possa engrandecer e consequentemente, possamos dar mais dignidade e mais apoio e amparo a todas as pessoas que tem a sua deficiência intelectual, intelectual múltipla, em fim, este é o nosso objetivo , esta é nossa finalidade na Federação.”Disse

Com planejamento e programação definida, pronto para colocar em execução, o projeto de capacitação sobre o “Autismo”, tema muito importante, onde o Dr. Leitão Moura ressalta que devemos conhecer com mais profundidade. Ele destacou ainda a importância do envolvimento de todos, principalmente da família que é peça fundamental para qualquer acompanhamento. O projeto deve enviar para cada região que compõem a Federação um profissional capacitado, conhecedor profundamente do assunto, para que se possa debater e colocar em pratica todo o aprendizado, tornado-se assim, uma situação mais segura e tranquila todo acolhimento e trabalho  com o Autista.

Professores e profissionais são convidados para este debate e aprendizado. Dia 14 de março a capacitação acontece em Várzea Alegre, aonde pessoas vindas de Iguatu, Pique Carneiro, Irapuan Pinheiro e outras cidades que compõem a Federação deverão está presentes a referida capacitação.

O prefeito Zé Helder e a primeira Dama estarão envolvidos e juntamente com a Federação estarão oportunizando aos professores de outros municípios que não haja sede da APAE a se capacitarem sobre o Autismo.

Outras cidades serão beneficiadas na região do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo. Na região jaguaribana, na Zona Norte do estado e região do Inhamuns. O objetivo é abraçar todas as regiões do Ceará.