Seminário debate soluções de revitalização do Rio Granjeiro.




A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, realizou na manhã dessa sexta-feira (22), o Seminário "Estabilização do Fluxo de Água e Revitalização do Canal do Rio Granjeiro", no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O evento reuniu autoridades, pesquisadores, comunidade acadêmica e a sociedade geral para debater propostas e soluções para resolver os problemas das enchentes do Rio Granjeiro.

Na oportunidade, o prefeito José Ailton Brasil destacou a importância do encontro para debater com os munícipes o desenvolvimento da cidade. "Esse é um momento de buscarmos soluções para discutir e elaborar um grande projeto de revitalização do rio e estabilização do fluxo das águas. A participação popular é essencial para que possamos democratizar e somar forças no sentido de solucionar os problemas das enchentes na nossa cidade", disse o prefeito.

A programação contou com três mesas redondas. A primeira, "Obras estruturantes na sub-bacia do Rio Granjeiro", reuniu os estudiosos Prof. Dr. Osny Enéas da Silva, Prof. Dr. Paulo Roberto Lacerda, com a participação do presidente da SAAEC, Ms. Yarley Brito.

Na sequência, foi apresentada a mesa "Prováveis impactos socioambientais na obra de estabilização do fluxo de água e revitalização do canal do Rio Granjeiro", com a Profa. Dra. Celme Tôrres Ferreira da Costa, Prof. Dr. Osny Enéas da Silva e Ms. Nivaldo Soares.

No período da tarde, finalizando o evento, o prefeito Zé Ailton Brasil; o reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior; Rita Bezerra, representando o Governador Camilo Santana; o vereador Amadeu de Freitas; e o secretário de Finanças do município, Carlos Eduardo Marino, participaram da mesa redonda "Possibilidades de financiamento para a obra de estabilização do fluxo de água e revitalização do canal do Rio Granjeiro".

Participaram do seminário também o vice-prefeito, André Barreto e demais secretários municipais; professores e alunos da URCA; os vereadores Tico da Serrinha, Amadeu de Freitas e Pedro Alagoano.