PGJ participa das cerimônias de posse de conselheiros do CNMP.





O procurador-geral de Justiça Plácido Rios participou, nesta terça-feira (22/10), das solenidades de posse de seis conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). As cerimônias aconteceram em Brasília, às 11h30, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; e às 15h, na sede do CNMP.

Tomaram posse, para o biênio 2019-2021, as conselheiras Fernanda Marinela e Sandra Krieger, durante a primeira solenidade; e os conselheiros Sebastião Caixeta, Silvio Amorim, Oswaldo D’Albuquerque e Rinaldo Reis, no segundo momento.
Dos seis conselheiros, dois vão para o segundo mandato: Sebastião Caixeta, que representa o Ministério Público do Trabalho, e Silvio Amorim, que ocupa a vaga destinada ao Ministério Público Federal.
Fernanda Marinela e Sandra Krieger tomam posse nas vagas reservadas à Ordem dos Advogados do Brasil. Oswaldo D’Albuquerque, do Acre, e Rinaldo Reis, do Rio Grande do Norte, ocupam vagas do Ministério Público Estadual.
As assinaturas do termo de posse foram conduzidas pelo procurador-geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras. Em discurso, ele afirmou que o Conselho vive um momento especial: “O papel do CNMP coloca a instituição numa posição de confiança para se afirmar como usina produtora de boas práticas, geradora de segurança jurídica e promotora da unidade de atuação”.
O presidente da Casa disse ainda que o CNMP vem se afirmando como “maestro e regente” de novas práticas de gestão orçamentária e administrativa no Ministério Público. De acordo com Aras, o momento é uma oportunidade relevante para a unidade das carreiras do MP, da magistratura e da advocacia, formando o tripé da Justiça.