Sanfoneiro da banda Brucelose assume presidência da Embratur.




O Diário Oficial da União publica hoje (21) a nomeação do secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, Gilson Machado Guimarães Neto, para a presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Vinculada ao Ministério do Turismo, a autarquia é responsável por promover, no exterior, o Brasil como destino turístico. 
Ex-empresário do setor turístico, sanfoneiro da banda de forró Brucelose e apoiador de Jair Bolsonaro, o pernambucano Guimarães Neto substituirá o atual presidente interino do instituto, Leônidas José de Oliveira.

Ex-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) de 2016 a 2017, Oliveira ingressou na Embratur como diretor de Gestão Interna no começo de fevereiro. Menos de um mês depois, foi escolhido para substituir temporariamente a então presidente, Teté Bezerra, que pediu demissão do cargo.
No último dia 10, havia sido publicada a nomeação do ex-presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) Paulo Roberto de Oliveira Senise para assumir a presidência no lugar de Oliveira.
Além da nomeação de Guimarães Neto para o cargo, os decretos presidenciais publicados no Diário Oficial da União de hoje tornam sem efeito a nomeação de Senise. O Ministério do Turismo deve se pronunciar ao longo do dia sobre as mudanças na pasta.