Disputa acirrada pelo Bloco Nordeste (composto
pelos aeroportos do Recife-PE, Juazeiro do Norte-CE, Aracaju-SE, Maceió-AL,
João Pessoa e Campina Grande-ambos PB), que marcou a 5ª rodada de concessão de
terminais, promete se estender pelos próximos 30 anos - período em que a
concessionária deve administrar os aeroportos.
A grande vencedora do certame que ocorreu na
Bolsa de Valores, em São Paulo, foi a espanhola Aena. A empresa desembolsou R$
1,9 bilhão pelos seis aeroportos nordestinos e indica vir para acirrar a
disputa deste mercado na Região, principalmente, com a alemã Fraport,
administradora do Aeroporto de Fortaleza.
Juan José Álvarez, diretor da Aena, não mediu
palavras ao falar desta competição, reforçando a relevância do terminal
pernambucano para o setor no Nordeste. "Recife é o segundo ponto no Brasil
mais próximo da Europa. É uma oportunidade muito grande para nós. Fortaleza
terá que competir conosco", declarou.
O Aeroporto Internacional do Recife é um dos
mais importantes do Nordeste e um dos maiores concorrentes diretos de
Fortaleza. Os dois terminais disputam a atração de novas rotas internacionais e
são os únicos da região que possuem hubs (Azul em Recife e Gol em Fortaleza).