ICAPUÍ TEM CHUVA DE 255 MILÍMETROS, A MAIOR DO CEARÁ DESDE 2015. Ruas da cidade ficaram alagadas e áreas de risco recebem atenção para evitar acidentes.





A maior chuva dos Ceará nos últimos três anos ocorreu em Icapuí, na na noite desta quinta-feira (12) até a manhã de hoje, sexta-feira (13). Choveu no município 255 milímetros, o que, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi o maior volume registrado no munício desde que a instituição começou a monitorar as precipitações no estado, em 1988. 

“Em 13 dias o volume de chuvas em Icapuí chegou a 468 milímetros, quando a média histórica é de 243mm para o mês inteiro”, relata Daniel Oliveira, coordenador da Defesa Civil do município. Segundo ele, houve muito alagamento, erosão fluvial e deslizamento de terra.

Famílias desabrigadas

Cinco famílias ficaram desabrigadas em um distrito do município. “Estamos retirando a água para ver se é possível que elas permaneçam em suas casas”, explica. 

Os estragos não foram maiores porque desde o mês de dezembro, o município começou um planejamento com foco especial nas comunidades de risco. “A camada mais pobre da população vive em área de serra, onde ocorreram alguns deslizamentos. Tivemos também problemas em comunidades de praia”, explica o prefeito Raimundo Lacerda Filho. 

Apesar dos estragos provocados pela chuva, “os benefícios trazidos são bem superiores”, acredita o prefeito. “O município tem uma área onde a salinidade é muito forte, agravado pela seca dos últimos seis anos. Com as chuvas, o nosso lençol freático foi atingido e a salinidade caiu de nível. Além disso, a agricultura é beneficiada. Pode vir mais chuva que não vamos reclamar.” 

Os estragos não foram maiores porque desde o mês de dezembro o mucípio começou um planejamento com foco especial nas comunidades de risco. “A camada mais pobre da população vive em área de serra, onde ocorreram alguns deslizamentos. Tivemos também problemas em comunidades de praia”, explica o prefeito. 

Os maiores problemas na área de praia ocorreram em Quitérias e Berimbau, normalmente áreas de alagamento. “Na comunidade de Salgadinho, por exemplo, com a seca, as famílias começaram a construir nessas áreas, que agora estão alagadas. Todas foram retiradas dos locais e agora passam a receber aluguel social, de R$ 250”, explica. Em Berimbau, houve alagamento na faixa de acesso. 

Como a previsão é de mais chuvas nos próximos três dias, a prefeitura vai deixar equipes de plantão para atender as ocorrências. Fazem parte da equipe, técnicos da Defesa Civil, secretaria de Saúde, Obras e Assistência Social. 


Explicação do fenômeno

As chuvas ocorridas em Icapuí são explicadas pela atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT). O meteorologista da Funceme David Ferran explica que este fenômeno favoreceu a formação de nuvens cúmulos-nimbo, o que provocou chuvas intensas. A ZCIT é sistema meteorológico mais importante na determinação da quantidade de chuvas no Nordeste. 

"A condição estava propícia para chuvas em todo o estado. Esse tipo de precipitação sempre pode acontecer", esclarece o especialista. Para até os próximos três dias há condições propícias para novas chuvas, com alguns acumulados indicando precipitações bastante intensas.