CRATO RECEBERÁ JORNADA NACIONAL DO DIEESE SOBRE A REFORMA TRABALHISTA.





DA AGÊNCIA CARIRICEARA
Davi Salomão com reportagem de Ambrósio Santos Foto: Jota Lopes/Caririceara


O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SindsmCrato) estará trazendo para o Crato no dia 21 de outubro a décima quarta Jornada Nacional de Debates que este ano tem como tema a Reforma Trabalhista. Sancionada pelo presidente Michel Temer em 13 de julho, a lei entrará em vigor no dia 11 de novembro.
Os debates vão discutir os efeitos da Reforma Trabalhista sobre as relações de trabalho e formas de organização que possibilitem resistir às mudanças.
Segundo o vice-presidente do SindsmCrato, Oldack Cezar, o evento será realizado durante todo o dia no Salão de Atos da URCA no campus Pimenta.
“Oldack Cezar -Nós conseguimos trazer a décima quarta jornada nacional de debates, ela é uma jornada promovida pelo DIEESE e o departamento intersindical, e aí vem com o tema da reforma trabalhista, e a gente vem trazendo junto com o DIEESE essa jornada que vai ser realizada aqui no Crato no salão de artes da Urca a partir das 8:30 da manhã no dia 21, o convite é extensivo a todos os sindicatos da região do cariri e também dos estados vizinhos do Pernambuco e da Paraíba, do Pernambuco até Petrolina e da Paraíba até Cajazeiras, então a gente pede tão somente que os companheiros sindicalistas entrem em contato conosco pra confirmar a presença das comissões que estarão no evento. A jornada decorre o dia todo, de manhã e no início da tarde, o DIEESE junto com as centrais sindicais e com o apoio da federação dos trabalhadores do serviço público municipal que é a FETANCE, ela vem convidar todos os dirigentes dessas entidades”.
A ação abre as comemorações do mês do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro.
“ Oldack Cezar – Esse evento também, ele faz parte das comemorações do mês do servidor, é o primeiro evento de abertura da semana da comemoração do servidor municipal do Crato que sempre é realizado pelo nosso sindicato, e aí, a gente inicia essa semana de comemoração com essa jornada do DIEESE, essa jornada pra você ter uma ideia da importância ela só ocorre nas capitais e hoje a gente está conseguindo trazer para o nosso cariri, para o nosso Crato uma jornada de uma tamanha importância porque em o coordenador de assuntos sindicais que é o José Silvestre que é uma pessoa extremamente qualificada para esse debate pra trazer essa palestra. No dia 27 também vai ter a festa do servidor, dia 28 também tem um evento da guarda municipal que é um parceiro do nosso sindicato, então assim, o mês de outubro é um mês de comemoração do servidor e a gente está trazendo essa ideia, essa inovação dessa jornada do DIEESE”.
Com a chegada do final do ano, o sindicato também se prepara para iniciar a luta em defesa da campanha salarial 2018 dos servidores municipais. Neste domingo, os sindicalistas estarão viajando a Brasília para participar de um seminário onde será proposto um índice para dar inicio a campanha.
“ Oldack Cezar – Possivelmente a gente já comece a campanha que será em 2018 já no mês de novembro, nós estamos domingo já viajando pra Brasília porque vai ser o seminário de determinação desses percentuais de avaliação da conjuntura vai ser realizado segunda, terça e quarta-feira, segunda tem uma audiência pública lá no congresso nacional, terça e quarta a executiva da confederação dos servidores municipais do Brasil ela se reúne e aí é feita uma avaliação em cima de dados e é determinado esse índice, e aí provavelmente dia 19 ou dia 20 a gente já vem trazendo esse índice, e aí é um índice que vai ser trabalhado junto da maioria das categorias na campanha salarial dos municípios do estado do Ceará”.