Alece aprova importantes projetos voltados para as mulheres no mês de março.

 


 

.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou durante o mês de março, um total de 13 projetos voltados para a defesa, os direitos e o fortalecimento das mulheres no estado. As novas medidas abrangem diversas áreas, como segurança, empreendedorismo, combate à violência e valorização cultural.

 

Entre as iniciativas aprovadas, destaca-se o Projeto de Resolução N.º 770/2025, de autoria da Mesa Diretora, que cria a Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, reforçando a atuação parlamentar em prol das mulheres cearenses.

 

Na área da segurança pública, foi aprovado o Projeto de Lei N.º 16/2025, oriundo do Poder Executivo, que cria a 2.ª Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, ampliando a rede de atendimento especializado às vítimas de violência de gênero.

 

O incentivo ao empreendedorismo também recebeu atenção com a aprovação do Projeto de Lei N.º 17/2025, de autoria da Deputada Luana Régia, que institui a política estadual de incentivo ao empreendedorismo para mulheres egressas do sistema prisional.

 

A valorização da autoestima feminina foi contemplada com o Projeto de Lei N.º 18/2024, de autoria da Deputada Gabriella Aguiar e coautoria da Deputada Lia Gomes, que inclui no Calendário Oficial do Estado o Dia Florescer da Autoestima da Mulher.

 

Medidas de prevenção e combate à violência doméstica também foram fortalecidas. O Projeto de Lei N.º 19/2023, da Deputada Juliana Lucena, altera a Lei N.º 17.211/2020 para tornar obrigatória a comunicação de episódios de violência pelos condomínios residenciais aos órgãos de segurança.

 

No campo da igualdade salarial, o Projeto de Lei N.º 22/2023, da Deputada Gabriella Aguiar, institui uma campanha de combate à discriminação salarial de gênero, com foco especial no impacto da maternidade na remuneração feminina.

 

Outras iniciativas aprovadas incluem:

•     Semana da Mulher Empreendedora (Projeto de Lei N.º 20/2023, da Deputada Jô Farias);

•     Reconhecimento do ofício e da culinária das Mulheres Marisqueiras como Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará (Projeto de Lei N.º 21/2023, da Deputada Larissa Gaspar).

 

Os parlamentares também aprovaram importantes Projetos de Indicação. Entre eles, destacam-se:

 

•     Mutirão 'Cuidar de Quem Cuida', voltado à saúde das mães atípicas no Outubro Rosa (Deputada Marta Gonçalves);

•     Programa Estadual de Equiparação Salarial entre Homens e Mulheres (Deputada Emília Pessoa);

•     Banco de Currículos para Mulheres em Situação de Violência ou Vulnerabilidade (Deputada Lia Gomes);

•     Criação do Núcleo da Defensoria Pública na Casa da Mulher Cearense (Deputada Martinha Brandão);

•     Programa Estadual de Proteção e Apoio à Mulher Ameaçada de Morte (Deputada Lia Gomes).

 

 


Postar um comentário

0 Comentários