Por Ricardo Abreu, Pedro Henrique Gomes, TV Globo e g1
Avião caiu ao tentar fazer
pouso de emergência; 38 pessoas morreram. FAB vai ajudar nas investigações e
receberá representantes de Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia.
Chegaram ao Brasil as
caixas-pretas com as gravações da cabine do avião que caiu no Cazaquistão na
última semana. O material será analisado por técnicos da Força Aérea Brasileira
(FAB).
Segundo interlocutores ligados
às investigações, os equipamentos chegaram a solo brasileiro nesta quarta-feira
(1º) – e já começaram a ser analisados nesta quinta (2).
A aeronave, fabricada pela
Embraer, decolou de Baku (Azerbaijão) no dia 25 de dezembro e caiu ao tentar
pousar em Aktau, no Cazaquistão.
O avião Embraer 190 da
Azerbaijan Airlines tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da
Chechênia, mas foi forçado a realizar um pouso de emergência perto da cidade de
Aktau. Ao todo, 38 pessoas morreram e outras 29 ficaram feridas.
As caixas-pretas serão
degravadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Cenipa) – órgão oficial brasileiro tido como referência mundial nesse tipo de
inquérito.
Segundo a FAB, investigadores
do Cazaquistão, do Azerbaijão e da Rússia virão ao Brasil para monitorar os
trabalhos. Todos acompanharão o processo de degravação dos dados.
Os dados extraídos serão
entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão
– agência responsável pela análise e investigação do acidente.
A suspeita é de que disparos
russos derrubaram o avião. Neste sábado (28), o presidente da Rússia, Vladimir
Putin, telefonou para o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e pediu
desculpas pelo que chamou de trágico incidente no espaço aéreo russo.
Putin não chegou a assumir a
responsabilidade, mas, segundo o Kremlin, disse que naquele momento, três
cidades russas estavam sob ataque de drones ucranianos, e que os sistemas de
defesa agiram para repelir esses ataques.
"O domínio de tecnologias
de animação em realidade virtual em três dimensões (3D), com visualização
completa do voo, permite aos investigadores compreender com maior acuracidade
vários parâmetros como a trajetória da aeronave, velocidade, altitude,
funcionamento de sistemas e da atuação dos comandos de voo", afirmou a FAB
em nota.
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