Com o crescimento acelerado do delivery, dark kitchens multimarcas, como o Harõ Sushi, reúnem diferentes cardápios em uma operação única.
As dark kitchens, também
conhecidas como cozinhas fantasmas, se consolidaram como um dos modelos de
negócios mais promissores no setor de food service. Sem atendimento presencial
e operando exclusivamente para delivery, elas vêm conquistando espaço e se
destacam pela eficiência. No Brasil, o modelo se fortaleceu durante a pandemia,
quando a demanda por entregas de refeições cresceu exponencialmente. Hoje, este
formato representa um terço dos restaurantes cadastrados no iFood, o principal
player do mercado de delivery, em cidades como São Paulo, Campinas e Limeira,
de acordo com um estudo recente da Unicamp.
Globalmente, a expansão das
dark kitchens reflete uma tendência duradoura. Dados da Coherent Market
Insights apontam que o segmento deve crescer a uma taxa anual de 12%,
alcançando uma movimentação de US$ 157,2 bilhões até 2030. Esse panorama
promissor atrai cada vez mais empreendedores interessados em ingressar no setor
de alimentação, seja como novos investidores ou como ampliadores de negócios já
estabelecidos.
Nesse contexto, a Harõ Sushi
emerge como uma referência no Brasil. Fundada em 2017 e parte do Grupo Harõ, a
rede tem se destacado pelo modelo dark kitchen e pela especialização em comida
japonesa. Com mais de 50 unidades distribuídas em 13 estados, a Harõ Sushi é
hoje uma das marcas mais sólidas no segmento de delivery de culinária asiática.
Esse sucesso é evidenciado pelo fato de que, em 2023, a rede foi responsável
por 60% do faturamento de R$ 50 milhões do Grupo Harō. A conquista de uma
premiação no iFood Super Restaurantes 2024 como o Melhor Restaurante Delivery
Nacional de Comida Asiática, reforça ainda mais a força do modelo da marca,
comprovando sua capacidade de atender a alta demanda e manter a satisfação dos
clientes.
Para Fernando Andrade e João
Pedro Bezerra, sócios-fundadores do Grupo Harõ, o formato dark kitchen
representa não apenas uma oportunidade de expansão rápida, mas também um meio
eficiente de levar a culinária japonesa a diferentes regiões do Brasil. Com o
apoio do sócio-investidor Rodrigo Melo, especialista em franchising e
responsável pela estruturação da rede como franquia em 2019, o grupo traçou
metas ousadas. A expectativa é dobrar o faturamento e o número de unidades da
Harõ até 2025, o que fortalecerá ainda mais a presença da marca no mercado
nacional.
A flexibilidade operacional da
Harõ Sushi, aliada a parcerias estratégicas com plataformas de entrega como o
iFood, torna-se um diferencial importante. Aproximadamente 70% dos pedidos da
rede provêm dessa plataforma, evidenciando o impacto que o delivery tem na
trajetória da empresa. A expansão do Grupo Harõ vai além da Harõ Sushi,
incluindo outras cinco marcas de alimentação, oferecendo opções para
empreendedores que buscam diversificação em um único ponto de venda.
"Com o crescimento das
dark kitchens e o apoio das grandes plataformas de delivery, a Harõ Sushi está
bem posicionada para aproveitar essa tendência global. Estamos em um mercado
que avança rapidamente rumo ao futuro, sempre buscando inovação. Por isso,
continuamos investindo em infraestrutura e em processos que valorizem tanto a
eficiência quanto a experiência gastronômica dos nossos clientes. Acredito que
o modelo da Harõ não é apenas uma tendência passageira; ele representa uma nova
maneira de pensar o food service, onde sabor e praticidade podem, sim,
coexistir em harmonia”, finaliza Fernando Andrade.
Sobre Harõ Sushi
Criada em 2017 em Pernambuco,
Harõ Sushi, hoje com mais de 50 unidades distribuídas em 13 estados
brasileiros, se consagrou no formato de dark kitchen, atendendo pedidos para
delivery e retirada no balcão, além de algumas unidades que oferecem espaço físico.
A rede que ganhou o prêmio de Melhor Restaurante de Comida Asiática, em
premiação inédita do ifood este ano, possui no cardápio opções como ceviches,
rolinhos primavera, saladas de camarão e tilápia, sashimis e sushis, temakis,
uramakis, hot rolls e yakissobas. Além do menu para compartilhar, com os
combinados, há o individual com pratos executivos e os especiais da casa:
camarão ao molho agridoce, frango xadrez e carne acebolada. Operando como
franquia desde 2020, a rede faz parte do Grupo Harõ, que também administra
outras marcas de sucesso, sendo elas Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e
Tio Parma, com a opção de investimento que permite ao empreendedor a operação
das seis marcas do grupo em um único ponto.
0 Comentários