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O tão esperado trem de alta
velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo tem previsão de início das
operações para junho de 2032, com a promessa de um tempo de viagem de menos de
duas horas entre as duas capitais. O projeto, que totaliza 417 quilômetros de
extensão, vai passar por seis cidades do Vale do Paraíba, proporcionando uma
opção de transporte rápido e eficiente para milhares de passageiros.
Coisas para fazer perto do Rio
de Janeiro
Paradas no Vale do Paraíba
As estações intermediárias no
Vale do Paraíba foram selecionadas com base em estudos de demanda e em
negociações com prefeituras locais. As cidades escolhidas para receber as
paradas do trem de alta velocidade são:
Jacareí
São José dos Campos
Taubaté
Aparecida
Resende
Volta Redonda
Além dessas seis estações no
Vale do Paraíba, o trem de alta velocidade também terá paradas nas seguintes
cidades: São Paulo (Estação Água Branca), Guarulhos e Rio de Janeiro (Estação
Leopoldina).
Impactos e Sustentabilidade
O novo sistema ferroviário não
apenas reduzirá o tempo de deslocamento entre as maiores metrópoles do Brasil
de cerca de 7h30, para menos de duas horas, como também permitirá o acesso mais
fácil e rápido às principais cidades da rota, mesmo para aqueles que residem em
regiões mais afastadas. O trem de alta velocidade será capaz de atingir
velocidades de até 350 km/h, representando um avanço significativo na
infraestrutura de transporte do país.
O projeto, liderado pela TAV
Brasil, prevê um investimento total de cerca de US$ 15 bilhões (aproximadamente
R$ 75 bilhões), a ser integralmente financiado por investidores privados, sem
utilização de recursos públicos. A energia que alimentará o trem será
proveniente de fontes renováveis, promovendo um transporte mais sustentável e
com menor emissão de carbono em comparação com outras alternativas, como aviões
e ônibus rodoviários.
Cronograma de Implantação
A execução do projeto já segue
um cronograma rigoroso, com etapas planejadas para garantir a viabilidade e a
conclusão dentro do prazo estipulado. Até o momento, foram realizados estudos
de demanda, definição do traçado, mapeamento dos dados fundiários e revisão do
projeto de engenharia. As principais fases do cronograma incluem:
Obtenção de licença prévia até
junho de 2025.
Realização das desapropriações até
dezembro de 2025.
Obtenção da licença de
instalação até junho de 2026.
Licença de operação e início
das operações em junho de 2032.
Restauração da Estação
Leopoldina
Como parte do projeto, a
histórica Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, será restaurada e poderá
servir como uma das principais estações do trem de alta velocidade. Um acordo
já foi firmado entre a União e a Prefeitura do Rio de Janeiro para a restauração
do local, que, caso necessário, acomodará uma parte da infraestrutura do novo
sistema ferroviário.
Conclusão
O desenvolvimento do trem de
alta velocidade no Brasil é uma promessa antiga que está finalmente se
concretizando com o avanço da iniciativa privada. Com o início das operações
previsto para 2032, o projeto não apenas oferecerá uma alternativa rápida e eficiente
para o transporte entre Rio e São Paulo, mas também impulsionará o
desenvolvimento econômico das cidades do Vale do Paraíba e das demais regiões
ao longo de sua rota.
Fonte: guiacampos.com
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