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A
Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (19), a 1ª Olimpíada
Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Estadual (OPMAT). O
certame foi apresentado em evento no Centro de Formação e Desenvolvimento para
Profissionais da Educação (FormaCE), com a presença da secretária executiva do
Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; do diretor do FormaCE,
Ronaldo Glauber de Oliveira; e do Cientista Chefe da Educação, Jorge Lira. A
ação faz parte do Projeto Mais Aprendizagem Matemática, que integra o Programa
Ceará Educa Mais, no campo do incentivo à valorização e ao desenvolvimento dos
docentes por meio de eventos científicos e pedagógicos.
A
1ª OPMAT é uma atividade colaborativa entre professores de Matemática do Ensino
Médio, com o apoio do Programa Cientista Chefe da Educação e da Universidade
Federal do Ceará (UFC), e coordenada pelo FormaCE. O concurso visa aprimorar as
competências pedagógicas dos professores por meio da troca entre pares,
incentivando a inovação e a criatividade no ensino, e possibilitando reflexões
sobre a relação dos conteúdos matemáticos com o contexto no qual o estudante
está inserido.
A
participação na 1ª OPMAT será realizada em equipe, e cada escola poderá ser
representada por uma equipe composta por até cinco professores de Matemática,
sendo vedada a participação individual.
A
inscrição é gratuita e deverá ser realizada por meio do link https://forms.gle/i4MAMRcJEJt1xGsi9 ,
até o dia 1º de outubro de 2024.
A
1ª OPMAT é composta de duas etapas. Cada etapa é dividida em duas fases, sendo
a última fase da última etapa dividida em duas rodadas. Para mais informações,
acesse o regulamento.
“Organizamos
uma olimpíada por área, para que os professores possam construir uma cultura
colaborativa, rever os saberes, e com isso consigamos melhorar os indicadores
de aprendizagem de matemática nas nossas escolas. O acesso ao conhecimento
ajuda os estudantes a resolverem problemas complexos, de raciocínio lógico, e a
desenvolverem habilidades muito importantes para o século XXI, sendo um
componente curricular essencial”, destaca Jucineide.
Ronaldo
Glauber enfatiza que a competição irá proporcionar uma série de ideias
inovadoras para o ensino nas escolas estaduais. “É uma olimpíada que tem
contexto diferenciado, porque busca nas suas estratégias potencializar o
diálogo, a interação entre o grupo e o trabalho coletivo. Haverá produção de
material que será disponibilizado para toda a rede, enriquecendo assim o banco
de opções para os professores e facilitando o processo de aprendizagem para os
alunos”, esclarece.
“Muitos
pensam o certame como uma olimpíada de matemática. Mas se trata de uma
olimpíada de ensino da matemática. Ainda temos desafios em relação ao ensino e
à aprendizagem deste componente, mas há um esforço acumulado de diversos
profissionais, que têm desenhado projetos, intervenções pedagógicas, produção
de materiais, avaliações formativas, entre outras atividades, que precisam ser
reconhecidas e difundidas nas escolas. Longe de ser algo que fica apenas
critério da competição, a olimpíada auxilia na divulgação de boas práticas”,
pontua Jorge Lira.
Prêmios
As
quatro equipes premiadas com medalha de ouro serão contempladas com visita
guiada ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com sede no Rio de
Janeiro e participação no Programa de Aperfeiçoamento de Professores de
Matemática do Ensino Médio (Papmem), no mês de julho de 2025.
As
quatro equipes premiadas com medalha de prata serão contempladas com uma visita
guiada no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC),
em Campinas-SP.
As
oito equipes premiadas com medalha de bronze serão contempladas com a
participação no 8º Simpósio Nacional da Formação de Professores de Matemática,
promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação
Básica (ANPMat), em local a ser definido.
Reconhecimento
A
manhã também foi marcada pela cerimônia de premiação dos medalhistas de prata e
bronze da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr 2024),
de nível nacional.
A
OPMbr 2024 visou reconhecer professores que se destacam no desenvolvimento de
práticas pedagógicas inovadoras e na excelência acadêmica. Nesta edição, os
professores Clairton Lourenço Santos (EEM Monsenhor José Augusto da Silva) foi
condecorado com a medalha de prata, enquanto os professores Breno Ricardo
Oliveira Marques (EEM Dragão do Mar), Carlos Antônio Marques de Sousa (EEFM
Poeta Patativa do Assaré), Francisco Antonio dos Santos Junior (EEF Francisco
Ottoni Coelho), João Firmino Alves Neto (EEM Governador Luiz Gonzaga da Fonseca
Mota) e Raphael Gomes Vale (EEEP Marwin) receberam a medalha de bronze.
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