Musk abarrota Google e apps da Meta com anúncios da Starlink no Brasil

 

Foto: Reprodução


Se você acessou o Google e as plataformas da Meta no fim de agosto, deve ter se deparado com quantidade anormal de propagandas da Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk. Isso foi constatado pela Agência Lupa, que realizou levantamento a respeito

A situação ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspender o X no Brasil por não apresentar representante legal no País e bloquear as contas da Starlink.

Levantamento aponta massiva quantidade de anúncios da Starlink

Segundo a agência, 41 anúncios oferecendo a Starlink com grandes descontos no fim de agosto (entre os dias 28 e 31);

O número é bem acima do comum para a empresa. Por exemplo, em janeiro, foram apenas três anúncios; em junho, um; em julho, 14;

As bibliotecas de anúncios de Google e Meta mostraram que o aumento desenfreado de anúncios da Starlink por aqui coincidiram com o embatem entre X e STF;

De 1º de janeiro de 2024 até 27 de agosto, a média de anúncios online no Brasil da empresa de internet via satélite era de um a cada oito dias. Entre 28 e 31 de agosto, a média cresceu, chegando a 37 anúncios ativos no dia 30;

Muitos ofereciam até 58% de desconto para novos assinantes brasileiros.

Portanto, tudo indica que Musk está usando mais essa estratégia para brigar com o STF e o governo brasileiro, já que a Starlink não acatou a decisão do Supremo para remover o X do ar, assim como as demais operadoras de telefonia que atuam no Brasil.

De acordo com a Anatel, atualmente, a Starlink tem cerca de 215 mil clientes no País.

Informações coletadas pela Lupa com o Google mostram que a SpaceX, que controla a Starlink, pagou por 39 anúncios exibidos pela big tech em sua página de busca entre 28 e 31 de agosto.

Antes, de janeiro até o dia 27 do último mês, apenas 31 propagandas da empresa de internet haviam sido pagos e veiculados no Google.

Fonte: Olha Digital


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