. Redução das emissões de gases de efeito estufa e uso responsável de recursos naturais têm metas.
. Empresa tem compromisso com o futuro mais sustentável, além da saúde e do bem-estar dos animais e pessoas.
. Próximo objetivo é se tornar empresa neutra em emissões de gases.
Com a responsabilidade de ser a oitava maior indústria de saúde animal do planeta, a francesa Vetoquinol (com 90 anos de história) adota cada vez mais práticas sustentáveis para colaborar com o aumento de produtividade na cadeia da produção de alimentos de origem animal, além de cuidar da saúde e do bem-estar de animais e, de forma simultânea, preservar o meio ambiente. “Essa é uma preocupação global da companhia. Na fábrica de Aparecida de Goiânia (GO), elaboramos planos para evitar o uso dos recursos naturais na cadeia de produção e realizamos outros projetos para conscientização de colaboradores, entre outras iniciativas”, explica Jorge Espanha, diretor do Grupo Vetoquinol na América Latina e no Canadá.
Todos as etapas dos processos produtivos das soluções da Vetoquinol na fábrica – como limpeza, desinfecção, lavagem, esterilização, formulação, envase e embalagem de produtos – passam por análises minuciosas, que visam minimizar o uso de recursos naturais e ampliar a busca por fontes renováveis. Esse compromisso têm o intuito de reduzir o uso de água, vapores, produtos químicos e plástico. Além disso, diversas ações sustentáveis ganham força nos corredores da unidade fabril, seja nas estruturas em relação ao uso de energia ou em campanhas institucionais.
“Nosso maior compromisso é disseminar o conceito de proteção ao planeta entre os colaboradores. Para isso, temos metas e nos preocupamos com todas as ações, como adequação da vazão e do volume de água em torneiras, chuveiros e sanitários. Esse cuidado resulta em queda de 10% no consumo, o equivalente a 300m³ por ano. Também substituímos a iluminação fluorescente por LED, o que reduziu em 35% o consumo com energia. Na fábrica em Aparecida de Goiânia, a Vetoquinol se orgulha de utilizar 100% da energia oriunda de fonte considerada verde, além de eliminação, minimização e separação interna de resíduos com foco no aproveitamento para reciclagem”, informa Jardel Carvalho, supervisor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na fábrica da Vetoquinol.
O time comercial e as equipes de campo também fazem a sua parte – isso é possível com o uso de frota de veículos com álcool como combustível, energia renovável e 59% menos poluente em comparação à gasolina. Com isso, a companhia deixa de emitir cerca de 200 toneladas do CO2 por ano.
A promoção de campanhas e workshops com conteúdos voltados à sustentabilidade entre os colaboradores é outra frente de informação. “Fomentamos essa pauta por meio de materiais e de campanhas internas, que são compartilhadas em todos os meios eletrônicos (sustentáveis) e em reuniões periódicas com a equipe da fábrica. As iniciativas sustentáveis se estendem ao campo, impactando de forma positiva nossos clientes. Para eles, promovemos a logística reversa de embalagens por meio de pagamento de subsídio a cooperativas de reciclagem. Além disso, materiais usados na comunicação interna são compartilhados com os clientes”, completa Jorge Espanha.
Outra preocupação é a emissão de gases tóxicos, que afetam a integridade da camada de ozônio. Por meio de política ambiental com objetivos bem definidos, a Vetoquinol faz apuração rigorosa dos indicadores de emissões. Com isso, é possível a identificação de oportunidades de redução da carga emitida, visando atingir sua meta enquanto empresa de forma global: até 2026, diminuir as emissões de CO2 em 25% para se tornar uma companhia neutra nas emissões.
“Práticas para otimizar a eficiência energética da fábrica também estão em implantação. Para isso, o uso de fontes de energia renovável é prioridade, além do transporte sustentável, mudanças nos processos com alto potencial de emissão e utilização de materiais sustentáveis, recicláveis e/ou biodegradáveis”, ressalta Fábio de Paula, gerente da fábrica de Aparecida de Goiânia. “A Vetoquinol entende o compromisso com a saúde ambiental como meio de proporcionar um futuro seguro para as próximas gerações”, complementa.
As embalagens de produtos envolvem outro ponto de atenção da Vetoquinol. Uma mudança em curso é a substituição do uso de plástico por outros insumos com menor impacto ambiental, assim como a redução de gramatura de materiais à base de papel, diminuindo a dependência pela matéria-prima oriunda de árvores. Com otimização dos processos de produção, gestão de estoque e reutilização de materiais e embalagens, a Vetoquinol reduz a produção de 20 toneladas de resíduos sólidos. Cerca de 33% (30 toneladas) do que é gerado é reciclável. A companhia também substituiu os copos descartáveis para os colaboradores por copos biodegradáveis, que se decompõem em 145 dias, enquanto os convencionais levam até 400 anos.
“Além disso, temos um projeto
de maximização de reaproveitamento de água residual, que proporciona o reuso do
recurso utilizado em uma atividade anterior para a próxima parte do processo.
Obviamente, essa prática diminui o volume de água utilizado. Também estamos
implementando painéis solares em nossa fábrica, o que resultará em redução de
60 toneladas nas emissões de CO2 por ano. Todas essas ações nos permitem ser
uma indústria que cada vez mais contribui com a saúde e o bem-estar dos animais
e a produção de alimentos de origem animal para milhões de pessoas, sempre
respeitando e convivendo bem com o meio ambiente”, observa Antônio Coutinho,
gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.
Sobre a Vetoquinol Saúde
Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem
sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia
(GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5
mil empregos.
0 Comentários