Repórter Susana Naspolini anuncia que está novamente com câncer.




A repórter Susana Naspolini anunciou que está novamente com câncer. Foi a própria jornalista que confirmou a informação numa rede social, nesta terça-feira. Com um sorriso no rosto e confiante da recuperação ela falou:

"Pessoal, eu estava de férias. Era para voltar para o trabalho hoje. Só que o que aconteceu? Nas minhas férias fiz uns exames de rotina e adivinha? Ele apareceu de novo. Tô com câncer".
A jornalista tranquilizou os seguidores e explicou como serão os próximos dias:
"Já comecei o tratamento. Vou ficar afastada um mês. Vou morrer de saudade para voltar para o RJ Móvel. Mas vou ficar afastada para me adaptar ao tratamento e a medicação. Mas se Deus quiser, dentro de um mês eu tô de volta por trabalho".
Susana pediu para que os fãs e seguidores orem pela sua recuperação.
"Até lá, vou ficar aqui no Instagram pra gente conversar e bater papo. E, principalmente estou aqui para pedir muitas orações. Quem quiser me ajudar, é rezando para que dê tudo certo".
A catarinense já enfrentou outras quatro vezes a doença.
— O primeiro foi aos 18 anos, um linfoma. Foi duro, eu estava no auge da juventude, perdi totalmente os cabelos durante o tratamento. Mas os piores, com certeza, foram os três últimos (na tireoide e na mama, em 2010, e outro de mama, em 2016), quando eu já era mãe da Julia (de 13 anos, fruto do casamento com o locutor esportivo Maurício Torres, que morreu do coração em 2014, aos 43 anos). Tê-la foi um divisor definitivo na minha vida. Eu quis ficar viva para continuar ao lado da minha filha, vê-la crescer linda, saudável e feliz — disse ela, numa entrevista à revista Canal Extra, em outubro deste ano.

Em outubro do ano passado, mês do outubro rosa, Susana deu uma longa entrevista à repórter Naiara Andrade, para a Canal Extra. Ela falou sobre a luta que enfrentou nas outras vezes que teve câncer.
— Em todas as vezes, minha primeira reação foi de revolta. A última foi a mais drástica. Pensei: “Agora vou morrer. Não tem jeito, está acabado”. Eu me desesperei muito, muito, muito! Mas só tinha duas opções: ou cavar um buraco ainda mais profundo, sem saída, ou pedir forças a Deus para sair dessa e focar nisso — reflete, aos 46 anos.


Cuidados extras com a saúde
Susana também falou sobre os cuidados que toma com a saúde.
— Faço exames de três em três meses. Variados. Em vez de juntar tudo e fazer de uma só vez no ano, minha médica optou por espalhar. Num mês eu faço ressonância magnética, dali a três meses eu faço PET-scan (é tipo uma varredura no corpo inteiro, um exame bem minucioso pra quem já teve um histórico), depois tomografia, depois mamografia..." — disse a jornalista que acrescentou: — Tudo o que acontece com a minha saúde, hoje em dia, é um sinal de alerta. Eu procuro não entrar em paranoia. Se me sinto mal (enjoo, diarreia...), me dou um prazo. Se eu vejo que não estou respondendo, ligo pra minha médica.
Descoberta

A jornalista conta que descobriu o primeiro câncer de mama por causa de um autoexame.
— Mas uma coisa não anula a outra. Eu fazendo o autoexame, descobri um carocinho na mama esquerda e corri pro médico, que me pediu uma mamografia. Eu fiz, e apareceu um nódulo minúsculo na mama direita, que era o câncer. O da esquerda não era. Eu fiz pulsão e tudo pra saber. Acho que todas as mulheres têm que ter acesso à mamografia pelo menos uma vez por ano. Exame de rotina. Mas só ela não acusa. Ela é o principal alerta e desencadeia outros exames e trata. Mas não dá para ignorar o autoexame. Até porque o acesso à mamografia não é todo mundo que tem com facilidade. Segundo, dar um ano de margem para aparecer alguma coisa na mamografia seguinte e ser pega de surpresa é complicado — explicou.
Na ocasião, ela escreveu uma carta para outras mulheres que estão enfrentando a doença.

Susana Naspolini