O ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino cearense tem início nesta segunda-feira (27), com ações de acolhida e motivação para alunos novatos e veteranos. A abertura oficial ocorreu na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes e contou com a presença da secretária Eliana Estrela. O objetivo é de que todos os estudantes se sintam amparados, preparados e engajados para começar a nova jornada.
Durante os primeiros dias de aula, cada escola desenvolverá uma
série de atividades para receber os novatos, fazer a integração com alunos e
profissionais da escola. As iniciativas fazem parte do #chegueiensinomedio, que
além de dar boas-vindas, busca garantir que todos os alunos que chegam à 1ª
série desse nível de ensino concluam os três anos de estudos com aprendizagem
satisfatória.
Nicolly Victória Honório, de 15 anos, está iniciando a experiência
do Ensino Médio e revela o desejo de fazer novas descobertas. “Passei todo o
ano de 2019 com muita expectativa por esse momento. Espero poder suprir todas
as necessidades de aprendizado nas matérias e conseguir me preparar. Pretendo
fazer o Enem nesse ano para ter um teste, uma base. O tempo integral é algo
novo e estou ansiosa para ver como vou lidar. Parece ser bem legal. Uma das
eletivas que me atraem é a de música, porque sou cantora de coral”, conta.
Em 2020, a Secretaria da Educação (Seduc) dará continuidade às
ações voltadas à melhoria do ensino e da aprendizagem na rede pública, como a
colaboração com os municípios, a ampliação do tempo integral e fortalecimento
das competências socioemocionais.
Eliana Estrela destaca que o momento é oportuno para fazer
amizades, interagir, buscar conhecer o novo. “Essa recepção aconchegante aos
alunos que vêm do 9º ano é um incentivo para que possam prosseguir os estudos e
ingressar numa universidade. Oferecemos muitas oportunidades. Entre elas, a
política de expansão do tempo integral, com 25 novas escolas nesta modalidade
em 2020. A escola é lugar de construir o conhecimento, junto aos professores.
Estamos aqui para apoiá-los em cada sonho, em cada decisão”, salienta a
secretária.
O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro
nas 728 escolas estaduais.
O diretor da EEMTI Jenny Gomes, Marcos Bezerra, lembra que o
principal objetivo da mobilização de todos os profissionais que fazem a
educação é a preparação dos jovens para que alcancem seus objetivos.
“Procuramos fazer com que todos tenham condições de entrar no ensino superior e
no mundo do trabalho. Também, para que se formem enquanto cidadãos”, observa.
O estudante Alisson Borges, de 17 anos, está começando a cursar a
3ª série do EM e dá recomendações aos jovens que estão iniciando este nível de
ensino. “É um novo passo, uma jornada muito importante. Vocês são uma nova
geração que chega e a escola deposita ainda mais confiança de que irão deixar
aqui bons frutos e levar bons ensinamentos para o mundo afora. Que tenham toda
a força para lutar pelos sonhos. Todos os professores têm o melhor a oferecer.
É uma imensa alegria estudar aqui hoje”, considera.
Ações
Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa. A medida ampliou
o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que, além da
Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano
nas escolas públicas cearenses com formação continuada aos professores, apoio à
gestão escolar e material estruturado, entre outros aspectos.
Na área da Colaboração com os Municípios, foram conquistados
importantes resultados: 89,60%% das crianças encontram-se alfabetizadas ao
término do 2º ano do ensino fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas
39,9%.
Tempo Integral – O governador Camilo Santana anunciou mais 25
escolas. Assim, o Ceará passará a contar em 2020 com 277 escolas, sendo 122
Escolas Estaduais de Educação Profissional e 155 Escolas de Ensino Médio
Regular em Tempo Integral.
A rede pública estadual de ensino do Ceará também apresentou
redução histórica do abandono escolar em 11 anos. Em 2007, a taxa era de 16,4%,
e em 2018, baixou para 5%, uma redução de 11,4% pontos percentuais.
Competências Socioemocionais – O objetivo é desenvolver
habilidades como convívio, autoestima e pensamento crítico. Entre as
iniciativas que compõem o conjunto de ações desta política, destacam-se o
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) e o Projeto Professor
Diretor de Turma (PPDT).
Fonte:
SEDUC
