Governo Municipal de Santana do Cariri intensificou os cuidados à saúde do homem durante o Novembro Azul.




O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde intensificou os cuidados relacionados à saúde do homem no Novembro Azul, movimento mundial de combate ao câncer de próstata. Durante todo o mês foram realizadas palestras e ações em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

As Unidades Básicas de Saúde da Sede, Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Latão e Guritiba receberam os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, e a equipe do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composta por fisioterapeuta, biomédicas, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e educador físico.

No decorrer da campanha, além de fazer o alerta sobre a prevenção do câncer de próstata, doença que acomete cerca de 70 mil brasileiros a cada ano, foram realizados 38 exames de toque retal, importante exame para detectar a presença de nódulo na região da próstata, que pode indicar o câncer.Ademais o exame de toque, foram realizados cerca de 200 testes rápidos, avaliação antropo médica com educador físico, e consultas e esclarecimentos com a equipe do NASF.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que durante todo o ano, não só no Novembro Azul, é importante a conscientização da população masculina quanto aos cuidados e prevenção do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa, sendo necessário consultar o urologista anualmente, para aqueles que possuem 45 anos de idade, ou aos 40 anos, se houver histórico familiar, e realizar os exames necessários solicitados pelos profissionais de saúde.