Ambulatório de Especialidades Médicas – Famed/UFCA será inaugurado amanhã quinta feira.




Amanhã (28), a partir das 8h, será inaugurado o ambulatório de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (Famed/UFCA). O espaço foi implementado em parceria com o Instituto de Apoio à Criança com Câncer no Cariri (IACC Cariri).

O equipamento será o único da rede pública, na região do Cariri, a diagnosticar câncer em crianças e adolescentes. De acordo com o Diretor da Famed/UFCA, Dr. Cláudio Gleidiston, crianças e adolescentes com câncer só podem ter acesso ao tratamento com o diagnóstico: "O câncer é a única doença que para se iniciar o tratamento é necessário diagnóstico. Assim, é preciso que o paciente apresente laudo histopatológico diagnosticando o câncer, ou um mielograma, nos casos de leucemia". 

Para receber a nova especialidade médica, o ambulatório na Famed passou por melhorias na sala de espera, financiadas pelo IACC Cariri. Além disso, o IACC também providenciou decoração para a sala de atendimento e brinquedos para os futuros pacientes. Como as demais especialidades médicas contempladas pelo ambulatório da Famed/UFCA, a Oncologia Pediátrica vai atender pacientes encaminhados pela Central Municipal de Marcação de Consultas e Exames de Barbalha (Cremu).

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a enfermidade já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos: 8% do total. Ainda segundo o Inca, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Ambulatório Famed

A Oncologia Pediátrica vai se somar às 15 especialidades médicas já contempladas pelo ambulatório da Famed: Reumatologia, Urologia, Neurologia, Endocrinologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica Geral, Patologia Tropical, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Pneumologia,  Proctologia, Gastroenterologia e Otorrinolaringologia. Juntas, as especialidades atendem, semanalmente, cerca de 120 pacientes encaminhados pela Cremu de Barbalha.