TRE INICIA REVISÃO ELEITORAL COM BIOMETRIA EM URUBURETAMA E TURURU.





O vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Correira de Oliveira Máximo, conduziu audiência pública na manhã desta quinta-feira, 21/9, em Uruburetama, que marcou o início da revisão eleitoral com biometria no município e em Tururu.
Participaram da audiência, realizada no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Maria Audy Vasconcelos Nere, o juiz da 23ª Zona Eleitoral, José Cléber Moura do Nascimento, o prefeito de Uruburetama, José Hilson de Paiva, os presidentes das Câmaras Municipais de Uruburetama e Tururu, vereadores Ricardo Barroso Guimarães e Pedro Santana de Almeida Filho, além de servidores da Justiça Eleitoral e representantes das comunidades locais.
Em Uruburetama e Tururu, os 30 mil eleitores dos dois municípios terão um prazo até 19 de dezembro deste ano para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. Quem não comparecer, terá o título cancelado.
O desembargador Haroldo Máximo afirmou ser “muito importante o apoio das autoridades locais para o chamamento aos eleitores para a coleta dos dados biométricos”. Em Uruburetama, praticamente 50% dos 17 mil eleitores do município já fizeram a biometria, mas em Tururu, apenas 18% dos 13.370 eleitores recadastraram o título. Por isso, o corregedor do TRE-CE anunciou que “o tribunal já tomou todas as providências para a instalação de um posto de atendimento em Tururu, que passará a funcionar já na próxima semana, facilitando a vida dos eleitores e evitando assim que eles se desloquem a Uruburetama para fazer a revisão eleitoral”.
Próximas audiências
Dando continuidade à implementação do ciclo do recadastramento biométrico no período 2017-2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará fará nesta sexta-feira, 22/9, mais duas audiências: às 10 horas, em Pacoti, que engloba Guaramiranga, e, às 15 horas, em Aracoiaba. Na segunda-feira, 25/9, a audiência pública será realizada, às 10 horas, em São Luís do Curu, incluindo o município de Umirim. O vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, também estará presente para dar início aos trabalhos de revisão eleitoral nesses municípios.
Em Pacoti e Guaramiranga, os trabalhos de revisão irão até 30 de novembro deste ano. Em São Luís do Curu e Umirim, os eleitores terão um prazo até 19 de dezembro deste ano para fazer o recadastramento biométrico. Já em Aracoiaba, os eleitores poderão comparecer ao cartório eleitoral até 28 de fevereiro de 2018.
O ciclo da biometria 2017-2018, que começou no dia 6 de fevereiro deste ano, será concluído, com o início da revisão eleitoral no município de Cedro, no próximo dia 20 de outubro. Ao todo, o TRE terá implementado neste ano de 2017 a revisão eleitoral em mais 67 municípios do Ceará, alcançando a meta prevista de 100% do eleitorado com biometria em 129 dos 184 municípios do estado nas eleições de 2018. Até maio do próximo ano, o TRE espera fazer o cadastramento biométrico de cerca de 4.760.000 eleitores, atingindo 75% do eleitorado cearense, que soma hoje 6.356.000 eleitores.
Com informações do TRE