JUAZEIRO DO NORTE PASSA A CONTAR COM SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM).




A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizou, nesta terça-feira, 19, no Memorial Padre Cícero, a cerimônia de lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que certifica a qualidade para produtos de origem animal e derivados. O Prefeito Arnon Bezerra fez o lançamento oficial do SIM e parabenizou os produtores de Juazeiro do Norte que, através do selo de qualidade, agregarão valor aos seus produtos.

O evento reuniu mais de 400 pessoas, dentre elas agricultores, pecuaristas e empresários. Ainda estiveram presentes na composição da mesa o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o Representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, Eraldo Camara, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, a Secretária de Educação, Maria Loureto, além de representantes de instituições de ensino superior e técnico e agentes financeiros de bandos, entre outras autoridades que prestigiaram o lançamento do SIM.
A certificação tem por objetivo incentivar os pequenos empreendedores a saírem da informalidade, inserindo o agricultor de base familiar em um mercado atrativo, com a certeza de bons negócios nos empreendimentos agroindustriais. O Secretário Romão França explica que com o selo os agricultores poderão fornecer o Programa de Aquisição de Alimento (PAA), que abastece o Restaurante Popular, CRAS, CREAS, Escolas e Creches do Município.
Como um instrumento de controle de qualidade, para obter o SIM é necessário a adequação do produtor com as condições de higiene alimentar, desde a criação do animal até o abate. Segundo o Agricultor, José Claudio Lacerda, a falta do SIM impossibilitava a venda dos produtos. “Nós produzíamos, mas não conseguíamos vender. Por isso a importância desse selo, um sonho para nós agricultores”, ressalta.
O Prefeito Arnon Bezerra ressaltou a importância do SIM para o Município. “Esse Selo vem a proporcionar uma garantia de qualidade para os consumidores e uma segurança para o produtor. Possibilitando que as pessoas se sintam cada dia mais estimuladas em produzir e priorizar a qualidade em seus serviços”, afirma o Prefeito, solicitando a participação e colaboração de todos os produtores de carnes e derivados do Município para eficácia do SIM.

Equipe técnica
Para a Inspeção Municipal a Seagri conta com uma equipe formada por de médico veterinário, zootecnista, técnicos agrícolas e consultores em administração e gestão, que darão suporte a todos aos produtores e empresas do Município. De acordo com a Médica Veterinária da Seagri, Ivania Neres, a equipe atuará visitando e orientando os empreendedores dentro das normas exigidas pela legislação. Um dos objetivos do trabalho será a regularização daqueles que atuam de forma clandestina.
Primeiras empresas a obterem o SIM
Na cerimônia de lançamento, a Seagri certificou as empresas JC Avícola, Frigorifico Industrial e Matadouro, Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri, Bovinocultura de Leite e a Associação dos Verdureiros do Açude dos Carneiros, primeiras a receber o selo do SIM.
Fotos: Helio Filho