AGENTES MUNICIPAIS DE SEGURANÇA RECEBEM CAPACITAÇÃO EM JUAZEIRO DO NORTE.





Na última terça-feira (19), a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP)  iniciou o curso qualificatório para os agentes de segurança municipal. Em parceria com a 3ª Cia do Batalhão de Policiamento do RAIO, os guardas civis e agentes de trânsito estão aprendendo a manuseio de armas longas em veículos. As aulas acontecem no auditório da secretaria.
O curso terá duração de cinco dias e será dividido em duas partes: teórica e prática. A parte teórica será realizada no auditório da SESP e a prática nas dependências do 2º Batalhão da Polícia Militar. Para Ivoneide Antunes, Secretária executiva da pasta, a parceria com o RAIO é inovadora e muito importante. “Esse é um dos muitos cursos que estamos trazendo para a GCM e para o Demutran, a parceria trará grandes resultados para Juazeiro do Norte”, disse.
Já no mês de outubro, os agentes terão o curso de escolta sobre motocicleta, que também será ministrado pelo RAIO para os servidores do Demutran e da GCM. Segundo a SESP, o trabalho faz parte da requalificação e reestruturação dos órgãos de segurança, com parcerias para curso e aquisição de equipamentos.
Equipamentos
No dia 26 de agosto, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro do Norte recebeu cinco espingardas calibre 12 não letais. As armas estão regulamentados a partir da lei Federal 13.060/2014, disciplina o uso de equipamentos não letais para agentes de segurança. A lei ainda diz que “os órgãos de segurança pública deverão priorizar a utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo (não letais), desde que o seu uso não coloque em risco a integridade física ou psíquica”.