HOME

DESSALINIZAÇÃO PREVISTA PARA RMF



No dia 18 de Janeiro, o governador Camilo Santana visitou a maior usina de dessalinização do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos(FOTO).
O Diário Oficial do Estado publicou, no último dia 30, aviso de manifestação de interesse para os estudos da Parceria Público-Privada (PPP) referente à implantação, operação e manutenção de uma planta de dessalinização de água marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Segundo o documento, a operação deve ter vazão mínima de 1 m3/s, com possibilidade de expansão futura, que forneça água para consumo humano, a ser disponibilizada nas estruturas hidráulicas existentes da RMF e que será instalada em área a ser definida pelos estudos preliminares. O objetivo do governo do Estado do Ceará é garantir um incremento no abastecimento de 12% na atual demanda, que é de 8,1m³/s.

Os resultados dos estudos e projetos deverá ser aprovado pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGPPPCGPPP), ligado à Secretaria de Planejamento (Seplag). Após esse aviso de manifestação, um outro edital será publicado para selecionar a empresa que executará o projeto.

De acordo com o documento, o governo do Estado pagará o valor máximo de R$ 5 milhões para esse estudo da empresa vencedora, que definirá o local da planta e o valor para a construção do novo equipamento, estimado pela Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece) em aproximadamente R$ 500 milhões, conforme informações divulgadas pelo Diário do Nordeste, em 14 de dezembro de 2016, durante entrevista com o presidente da Cagece, Neuri Freitas. 

O prazo para a empresa vencedora apresentar a análise é estimado em julho de 2017.

 Fonte: Diário do Nordeste.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
HOME
HOME