As
Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência
das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizam, durante o mês de janeiro,
no período que antecede a volta às aulas, a Jornada Pedagógica 2020. A
iniciativa ocorre com o objetivo de planejar as ações que devem ser postas em
prática ao longo do ano, por cada escola, no intuito de otimizar o processo de
ensino e aprendizagem. A secretária Eliana Estrela participou, nesta
terça-feira (21), da abertura da Jornada Pedagógica da Sefor 2, que ocorre até
quarta-feira (22), na Escola de Ensino Médio (EEM) Deputado Manoel Rodrigues.
Os
gestores das 56 unidades de ensino que compõem a Regional também participam do
evento. A ideia é que o momento seja de reflexão e troca de experiências entre
os educadores, tanto nos aspectos pedagógicos, como nas questões
administrativas e financeiras, para que sejam discutidas, em seguida, em cada
comunidade escolar. Eliana Estrela enfatiza que todo este movimento tem como
foco proporcionar uma escola mais receptiva e próxima de seus estudantes.
“Sabemos
da força que tem a educação, da transformação de vidas que acontece no chão da
sala de aula, onde estão envolvidas tantas diversidades e adversidades. Cada
jovem sonha em ter uma vida mais digna e justa. Precisamos entender a juventude
e ter um olhar sensível a ela. Pensamos muito nos resultados, e eles são
importantes, não por questão de ranking, mas porque pensamos em pessoas. Os
números nos dão um retrato de como estão as pessoas. Assim, é preciso planejar
e executar com mais coerência e vontade de vencer os desafios”, pontua a
secretária.
O
coordenador da Sefor 2, Eduardo Maia, considera que existe a necessidade de
cada escola antecipar-se às circunstâncias, para que o aperfeiçoamento
educacional seja obtido. “A partir das nossas intenções, construímos nossos
objetivos. Temos que nos preparar para o futuro, pensando no que queremos
obter. Projetar onde estamos e onde queremos chegar, e o que é preciso fazer
para chegar, reconhecendo os desafios e percebendo as possibilidades. E saber
como fazer essa abordagem aos professores e estudantes”, avalia.
Fonte: SEDUC