Regionais iniciam Jornada Pedagógica para planejar ações de 2020



As Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizam, durante o mês de janeiro, no período que antecede a volta às aulas, a Jornada Pedagógica 2020. A iniciativa ocorre com o objetivo de planejar as ações que devem ser postas em prática ao longo do ano, por cada escola, no intuito de otimizar o processo de ensino e aprendizagem. A secretária Eliana Estrela participou, nesta terça-feira (21), da abertura da Jornada Pedagógica da Sefor 2, que ocorre até quarta-feira (22), na Escola de Ensino Médio (EEM) Deputado Manoel Rodrigues.
Os gestores das 56 unidades de ensino que compõem a Regional também participam do evento. A ideia é que o momento seja de reflexão e troca de experiências entre os educadores, tanto nos aspectos pedagógicos, como nas questões administrativas e financeiras, para que sejam discutidas, em seguida, em cada comunidade escolar. Eliana Estrela enfatiza que todo este movimento tem como foco proporcionar uma escola mais receptiva e próxima de seus estudantes.
“Sabemos da força que tem a educação, da transformação de vidas que acontece no chão da sala de aula, onde estão envolvidas tantas diversidades e adversidades. Cada jovem sonha em ter uma vida mais digna e justa. Precisamos entender a juventude e ter um olhar sensível a ela. Pensamos muito nos resultados, e eles são importantes, não por questão de ranking, mas porque pensamos em pessoas. Os números nos dão um retrato de como estão as pessoas. Assim, é preciso planejar e executar com mais coerência e vontade de vencer os desafios”, pontua a secretária.
O coordenador da Sefor 2, Eduardo Maia, considera que existe a necessidade de cada escola antecipar-se às circunstâncias, para que o aperfeiçoamento educacional seja obtido. “A partir das nossas intenções, construímos nossos objetivos. Temos que nos preparar para o futuro, pensando no que queremos obter. Projetar onde estamos e onde queremos chegar, e o que é preciso fazer para chegar, reconhecendo os desafios e percebendo as possibilidades. E saber como fazer essa abordagem aos professores e estudantes”, avalia.


Fonte: SEDUC