Iniciadas, em Crato, atividades do PROARA 2020


Na manhã de ontem, segunda-feira (20), na localidade da Malhada, no distrito de Ponta da Serra, em Crato, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) iniciou as atividades do Programa de Aração de Terras (PROARA) 2020.

O PROARA tem como propósito beneficiar cerca de 500 famílias de pequenos produtores, agricultores familiares rurais, com a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural do Crato, objetivando facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumento da produção agrícola, promovendo assim a melhoria da geração de renda no município. Tem como meta proporcionar condições favoráveis a produção agrícola, com incentivo a diversificação das culturas, como: arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum; dentre outras. O programa, por meio da contratação de tratores, realiza a aração da terra para aumentar a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas como as queimadas, preservando assim, o meio ambiente.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, as atividades do PROARA se associarão a outros programas que apontam a promoção da agricultura, dando melhores condições de trabalho e dignidade para o homem e para a mulher do campo, a exemplo do Garantia Safra e o Programa Hora de Plantar.

São beneficiários do PROARA: pequenos produtores, agricultores familiares rurais, preferencialmente detentores de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.



Fonte: PMC