Vereador de Santana do Cariri gastou quase 20 mil reais com diárias, enquanto presidiu a Câmara municipal.




Em matéria de boas práticas na administração pública e despesas com diárias, o vereador Fernando Gonçalves Maia, o Fernando Maia (PP), não foi um bom exemplo enquanto esteve na presidência da Câmara Municipal de Santana do Cariri, no Cariri Oeste. O dinheiro gasto em diárias chega aproxima de 20 mil reais.

Conforme consta no Portal da Transparência, Fernando Maia gastou em 2015, um total de quase 10 mil reais em diárias, no seu primeiro ano como presidente da casa, e mais de 6 mil no ano seguinte. Cada diária custou R$ 200,00 aos cofres públicos.

A verba usada pelo presidente em relação aos demais vereadores no mesmo período chama atenção. O município conta com 11 vereadores. Enquanto outros parlamentares utilizaram diárias abaixo de mil reais, Fernando Maia gastou quase dez vezes mais, totalizando R$ 9.700,00 do orçamento público em diárias, só no ano de 2015.

As diárias foram para deslocamentos para as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, nas datas 15 e 16 de janeiro de 2015. Na primeira ocasião o vereador se deslocou para transportar um computador para manutenção, e na segunda ocasião, apenas para fazer pesquisa de preço para aquisição de equipamentos.

Outras datas foram 20 e 21 de janeiro de 2015, onde na primeira ocasião, o parlamentar se deslocou ao Crato para adquirir uma máquina fotocopiadora; e na segunda ocasião, apenas para entregar um ofício.
Cada uma dessas diárias seja para entregar um ofício, fazer pesquisa de preço ou adquirir maquinário poderiam ser direcionados para um único dia, a fim de conter gastos, como ocorrem em diversas câmaras da região. A Reportagem tentou contato com o vereador, mas até o fechamento e publicação da notícia não obteve resposta.