CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS CORRETORES DE IMÓVEIS DO CARIRI.







O Programa de Educação Continuada do Creci Ceará traz, pela primeira vez, o Programa de Educação Continuada ao Corretor de Imóveis, o PROECCI, para a região do Cariri.

O curso, presencial e gratuito, capacita os corretores de imóveis para exercer as habilidades operacionais e administrativas dos negócios imobiliários.

Aos aprovados, será entregue um certificado, que permite inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, o CNAI.

As inscrições estão disponíveis no site do Conselho: http://www.creci-ce.gov.br/imprensa/agenda-de-eventos.html


PROECCI
AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA IMOBILIÁRIA
O PROECCI - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA AO CORRETOR DE IMÓVEIS TRATA-SE DE UM CURSO MINISTRADO EM 36 AULAS (1 AULA INAUGURAL) E MAI 35 AULAS ,  COM DURAÇÃO DE ATÉ TRÊS HORAS AULA , PERFAZENDO UM TOTAL DE 105HS  QUE SE REGULAMENTA PELO QUE SEGUE.
CUSTO
NÃO HÁ QUALQUER CUSTO, POIS É GRATUITO.
O CURSO
O CURSO PROECCI É COMPOSTO POR 06 (SEIS) MÓDULOS PRESENCIAIS, TOTALIZANDO UMA CARGA HORÁRIA DE 105 HORAS/AULA, DISTRIBUÍDAS EM 03 HORAS/AULA, DURANTE 35 DIAS ÚTEIS CONSECUTIVOS.
Turmas em andamento (previsão):
Cariri/CE (Sede Crato) – inicio: 19/02/18 a 27/04/17 - noturna
OBJETIVOS
PROMOVER RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS AOS QUE ATUAM NO MERCADO IMOBILIÁRIO, TENDO EM VISTA AS CONSTANTES MUDANÇAS QUE ESSE SEGMENTO DE TRABALHO TEM APRESENTADO AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS E TRATAR DAS QUESTÕES PERTINENTES À AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS.
ESTE CURSO PROPORCIONA UMA VISÃO ABRANGENTE E PANORÂMICA DA PROFISSÃO E DOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS COM OS SEUS DETALHES E PECULIARIDADES, ASSEGURANDO AOS PARTICIPANTES UMA POSTURA SEGURA NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES.TRATA-SE DE UM PROGRAMA DISPONIBILIZADO GRATUITAMENTE PELO CRECI E DIRIGIDO EXCLUSIVAMENTE AOS CORRETORES DE IMÓVEIS.
CERTIFICADO
O CERTIFICADO A SER CONFERIDO AO SEU TÉRMINO, DESDE QUE TENHAM SIDO PREENCHIDOS OS REQUISITOS PREVISTOS PARA SEU RECEBIMENTO, PERMITE O CADASTRAMENTO NO CNAI – CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS, O QUAL É DE COMPETÊNCIA DO COFECI - CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS.
Local de participação
AUDITÓRIO CRECI-CRATO , LOCALIZADO NA AV MARIA MAILDES DE SIQUEIRA NO. 680 – BAIRRO ALTO DA PENHA
Conteúdo programático
  • LEGISLAÇÃO DA PROFISSÃO (12 horas): Competências do corretor de imóveis, Lei 6530/78 e Decreto 81871/78, Código de ética profissional (Resolução 326/92), Código de processo disciplinar (Resolução 146/82), Resolução 315/91 - multas processos disciplinares, Resolução 316/91 - multas aos não inscritos, Resolução 327/92 - normas de inscrição, Resolução 1065/07 - nome abreviado e fantasia, Portaria 3277/06 - autorização expressa para intermediar e a corretagem no código civil.
·         DOCUMENTAÇÃO IMOBILIÁRIA (15 horas): Visão geral dos documentos: Escrituras, registro de imóveis, certidões, procurações, inventário, testamentos, documentos de compra e venda, locação, administração, autorização para venda e locação, opção com exclusividade, rescisões, confissão de dívida, comodato, direitos reais, disposições gerais do negócio jurídico, atos jurídicos lícitos, emuláveis e inexistentes, classificação da posse e questões sobre usucapião.
  • RELAÇÕES HUMANAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO (15 horas): Postura do corretor de imóveis, dicas e técnicas de relacionamento, os problemas resultantes das generalizações e discriminações, filtros mentais, o trabalho em equipe para ter sucesso, a divisão de tarefas no trabalho em equipe, comunicação, seus elementos, relações humanas em ambiente profissional.
  •  
  • FINANCIAMENTO (15 horas): Postura do corretor de imóveis, dicas e técnicas de relacionamento, os problemas resultantes das generalizações e discriminações, filtros mentais, o trabalho em equipe para ter sucesso, a divisão de tarefas no trabalho em equipe, comunicação, seus elementos, relações humanas em ambiente profissional, tipos de sistemas de amortização, tabela price – sfa – sistema francês de amortização, sacre, sac, plano de reajuste do saldo devedor, plano de reajuste da prestação, análise da capacidade de pagamento, composição do dossiê (processo), documentação básica do vendedor, análise crítica da documentação das partes, alienação fiduciária, procedimentos finais.
  •  
  • ESTRUTURAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE FECHAMENTO (12 horas): Aspectos jurídicos referentes à proposta, estruturação e apresentação de proposta de fechamento, obrigatoriedade da proposta, formas de apresentação, requisitos da proposta, quando a proposta é inexistente, quando pode deixar de ser obrigatória, o que é obrigatório na proposta, as fases até o aceite, lucro imobiliário, modelo de proposta de locação, permuta x dação em pagamento, de compra de imóvel e modelo de proposta de Avaliação de Imóvel.
  •  
  • AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA (36 horas): A avaliação de imóveis, o parecer técnico de avaliação mercadológica – PTAM, descrição dos itens do PTAM, noções sobre normas ABNT - avaliação de bens: NBR 14.653 e avaliação de custos unitários de construção: NBR 12721, a Resolução COFECI 1.066/07, o método comparativo de avaliação, as abreviaturas usadas no PTAM, atividades básicas a serem desenvolvidas numa avaliação de imóvel, métodos para identificar o valor e o custo de um bem, avaliação mercadológica de imóveis, apresentação e modalidades do PTAM, análise documental, vistoria, avaliação mercadológica de imóveis urbanos, avaliação mercadológica de imóveis rurais, elaboração do parecer técnico de avaliação mercadológica – PTAM, a tabela de homogeneização, a depreciação, as fotos no PTAM, o perito e a peritagem.
FREQUÊNCIA PRESENCIAL
A PRESENÇA EM AULA É MARCADA PELO REGISTRO DE ENTRADA E DE SAÍDA.
O REGISTRO DE ENTRADA ESTARÁ DISPONÍVEL 30 MINUTOS ANTES DO HORÁRIO DE INÍCIO DA AULA E ENCERRARÁ NO EXATO HORÁRIO DE INÍCIO DA AULA.
O REGISTRO DE SAÍDA ESTARÁ DISPONÍVEL 15 MINUTOS ANTES DO HORÁRIO DE TÉRMINO DA AULA E ENCERRARÁ AO FINAL DA AULA.
A INEXISTÊNCIA DO REGISTRO DA PRESENÇA, SEJA NA ENTRADA E/OU NA SAÍDA (POR AUSÊNCIA OU ATRASO DO PARTICIPANTE OU AINDA SUA SAÍDA ANTES DO HORÁRIO DE TÉRMINO) CARACTERIZARÁ A FALTA NESSE DIA, SENDO PERMITIDA APENAS 1 (UMA) FALTA POR MÓDULO, DESDE QUE O TOTAL DE FALTAS NO CURSO NÃO ULTRAPASSE 3 (TRÊS) FALTAS.
AS AVALIAÇÕES MODULARES QUE OCORREM NO ÚLTIMO DIA DE CADA MÓDULO SÃO OBRIGATÓRIAS.
A PRESENÇA DO ALUNO NESSE DIA É MANDATÓRIA.
O ALUNO QUE FALTAR NESTE DIA, OU CHEGAR ATRASADO, NÃO PODERÁ CONTINUAR A FREQUENTAR O CURSO, MESMO QUE NÃO TENHA TIDO OUTRA FALTA NESSE MÓDULO.
NO DIA DE AVALIAÇÃO MODULAR, O REGISTRO BIOMÉTRICO DA SAÍDA DO ALUNO SERÁ REALIZADO TÃO LOGO O ALUNO COMPLETE A AVALIAÇÃO.
POR EXIGIR UM GRANDE COMPROMISSO E ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, NÃO SERÁ ACEITO NENHUM TIPO DE ATESTADO, OU JUSTIFICATIVA, COM A INTENÇÃO DE ABONO DE FALTAS, ATRASOS OU SAÍDA ANTECIPADA DA AULA.
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
A AVALIAÇÃO FINAL SERÁ DIVIDIDA EM 02 (DUAS) FASES, SENDO:
FASE I – PROVA FINAL:
A PROVA FINAL SERÁ REALIZADA NO 35º (TRIGÉSIMO QUINTO) DIA DE AULA POR MATERIAL IMPRESSO NOMINAL AO PARTICIPANTE ALUNO DO CURSO. A PROVA FINAL SERÁ ELABORADA COM BASE NO CONTEÚDO MINISTRADO EM TODOS OS MÓDULOS DURANTE O CURSO, SENDO COMPOSTA DE 30 (TRINTA) PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA. TERÁ COMO PRINCIPAL OBJETIVO, AVALIAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELO ALUNO EM SALA DE AULA DURANTE O CURSO. APENAS ESTA PROVA FINAL TERÁ O CARÁTER ELIMINATÓRIO, COM PESO 10 (DEZ) E SUA NOTA CLASSIFICATÓRIA MÍNIMA DE 06 (SEIS). FALTA, ATRASO OU OUTRO IMPEDIMENTO DE REALIZAÇÃO DA PROVA FINAL RESULTARÁ EM NOTA 0 (ZERO). CASO O ALUNO NÃO ATINJA, NESTA PROVA FINAL, NOTA SUPERIOR OU IGUAL A 6 (SEIS), SERÁ REPROVADO NO CURSO. NÃO CABERÁ, AO ALUNO QUE NÃO ATINGIR A NOTA MÍNIMA, RECUPERAÇÃO.
FASE II – PTAM:
DEVERÁ SER ENTREGUE NO ÚLTIMO DIA DE AULA O PTAM (PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA), ELABORADO PELO ALUNO, IMPRESSO E DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT. O PTAM APONTARÁ SE O ALUNO ESTÁ APTO OU INAPTO A ELABORAR O PARECER. CASO O PTAM NÃO ATENDA OS REQUISITOS TÉCNICOS, O ALUNO SERÁ NOTIFICADO PARA QUE REFAÇA, UMA ÚNICA VEZ, O PTAM EM ATÉ 05 (CINCO) DIAS A CONTAR DA DATA DA NOTIFICAÇÃO. O ALUNO DEVERÁ REFAZER O PARECER TÉCNICO A FIM DE ATENDER OS REQUISITOS DA ABNT E SER CONSIDERADO APTO.
PARA QUE O ALUNO SEJA APROVADO E RECEBA O CERTIFICADO FINAL DO PROECCI, TERÁ QUE ATENDER AS SEGUINTES ETAPAS:
(I) REALIZAR TODAS AS AVALIAÇÕES MODULARES, COM OBJETIVO DE MOSTRAR AO ALUNO SEU NÍVEL DE APROVEITAMENTO;
(II) ATINGIR A NOTA 06 (SEIS) NA PROVA FINAL (MÚLTIPLA ESCOLHA);
(III) SER CONSIDERADO APTO A ELABORAR O PTAM SENDO OBSERVADO A DIAGRAMAÇÃO, ORTOGRAFIA, GRAMÁTICA, PADRONIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO E ATENDIMENTO AS NORMAS DA ABNT.

Obs.: Caso o aluno alcance a nota 06 (seis) e não esteja APTO a elaborar o PTAM, o mesmo não receberá o certificado e terá que fazer novamente o PROECCI.
MATERIAL DIDÁTICO
AS APOSTILAS E O VÍDEO DAS AULAS SERÃO DISPONIBILIZADOS PELO CRECI EM SISTEMA PRÓPRIO, VIA INTERNET, DE MODO QUE O ALUNO POSSA OBTER SEU MATERIAL DIDÁTICO E REVER AULAS, SE DESEJAR.
O MATERIAL CITADO ACIMA ESTARÁ DISPONÍVEL PARA O ALUNO ENQUANTO O MESMO ESTIVER PARTICIPANDO DO CURSO E, POR CONTA DOS DIREITOS AUTORAIS O ALUNO NÃO TEM AUTORIZAÇÃO PARA CÓPIA E DISTRIBUIÇÃO. CASO ESSA REGRA SEJA QUEBRADA, O INFRATOR PODERÁ RESPONDER A UM PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR.
PRÉ-REQUISITOS
SER CORRETOR DE IMÓVEIS DEVIDAMENTE INSCRITO E COM CRECI ATIVO;
POSSUIR E-MAIL CORPORATIVO @CRECI.ORG.BR (ACESSE: WWW.CRIAR.CRECI.ORG.BR E INSCREVA-SE, É GRÁTIS!)
ESTAR QUITE COM SUAS ANUIDADES ATÉ 2017. 

ASSESSORIA