PRESA A QUADRILHA QUE TENTOU RESGATAR 'ALEMÃO'. As cinco pessoas capturadas são integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).





Jorge Luís de Oliveira é apontado como um dos homens que esteve na penitenciária auxiliando o resgate Francisco Diego Paula da Silva contou à Polícia que os fuzis do bando estão com outros integrantes Anderson da Silva também é suspeito de participar, diretamente, da tentativa de soltura de 'Alemão' A mulher identificada como Ricassia Ferreira Nobre tem 24 anos de idade e não tinha antecedentes criminais A suspeita Antônia Vitoria Bezerra Matias, de 20 anos de idade, não tinha passagens pela Polícia
Parte de uma quadrilha interestadual responsável por tentar resgatar da Penitenciária de Pacatuba o líder do furto ao Banco Central, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o 'Alemão', foi presa pela Polícia Civil. Francisco Diego Paula da Silva, Jorge Luís de Oliveira, Anderson da Silva, Antônia Vitória Bezerra Matias e Ricassia Ferreira Nobre foram capturados em um condomínio residencial na Praia do Icaraí, localizada em Caucaia.
Conforme a Polícia Civil, Anderson da Silva e Francisco Diego estiveram na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, no Município de Pacatuba, na madrugada do dia 8 de agosto de 2017, auxiliando na fuga de 'Alemão', que acabou sendo frustrada por agentes penitenciários e policiais militares. Os outros três capturados teriam participado indiretamente da ação criminosa. Todos, supostamente, integram a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Em coletiva de imprensa realizada ontem, o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), delegado Fernando Cavalcante, afirmou que foram encontrados com o bando duas pistolas calibre ponto 40, munições de fuzil AK-47, um revólver calibre 38, um colete balístico, uma dinamite, uma granada, vários aparelhos celulares e um veículo Celta roubado e com placas clonadas.
Cavalcante ressaltou que o bando já vinha sendo investigado há três meses por roubos de cargas e veículos. No último dia 12, outro integrante da quadrilha, identificado como Mário Anderson Ferreira da Mota, havia sido preso e, com recebimento de novas informações, a investigação pôde ser aprofundada. "No celular de um deles foi encontrada uma conversa falando que naquela madrugada seria o resgate do 'Alemão'. Nenhum deles falou detalhes sobre essa tentativa de resgate, não disseram quanto e o que ganhariam com a ação. O máximo que disseram é que chegaram a jogar a escada para liberar o 'Alemão', mas quando começou o tiroteio, com a Polícia Militar e agentes penitenciários, fugiram", contou o titular da DRFVC.
Roubos
A Polícia Civil afirmou que a quadrilha presa está envolvida em ataques a agências bancárias no Estado do Ceará. De acordo com Fernando Cavalcante, os capturados são responsáveis pela explosão de um banco na Cidade de Assaré, em junho deste ano. O bando estaria se preparando para atacar, nos próximos dias, uma agência em Arneiroz."A nossa investigação também aponta que eles estavam prestes a matar desafetos em Morada Nova. Para o assalto em Arneiroz seriam utilizados quatro fuzis. O colete balístico que apreendemos foi tomado de assalto nos Correios de Redenção. De 2016 para cá, as ações deles se intensificaram. Já roubaram cargas de eletrodomésticos, frangos e combustíveis. Também estavam com outro carro roubado, um Corolla, que já havia sido abandonado", disse o delegado.
Segundo Fernando Cavalcante, os líderes da quadrilha interestadual são Francisco Diego Paula da Silva e Jorge Luís de Oliveira. A Polícia teve acesso a fotos em que Francisco Diego aparece segurando fuzis. O delegado afirmou que, em depoimento, o suspeito contou que o armamento de grosso calibre está com outra parte do bando.
Ainda conforme a Polícia Civil, há, pelo menos, outros 10 integrantes da mesma quadrilha soltos. Sobre a continuidade da investigação, o titular da DRFVC contou que o trabalho será compartilhado com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Diário do Nordeste.