Levantamento aponta liderança numérica de Ciro no primeiro turno e vantagem do ex-ministro em um eventual segundo turno contra o atual governador.
O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) aparece numericamente à frente na disputa pelo Governo do Ceará, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira (15). O levantamento indica um cenário de empate técnico entre Ciro e o governador Elmano de Freitas (PT) no primeiro turno e vantagem do tucano em uma eventual disputa de segundo turno.
Cenário de primeiro turno
Na pesquisa estimulada, Ciro Gomes registra 45,8% das intenções de voto, enquanto Elmano de Freitas aparece com 44,8%.
Os demais pré-candidatos citados no levantamento são:
- Eduardo Girão (Novo): 4,8%;
- Delegado Huggo Leonardo: 2,7%;
- Giovanni Sampaio: 1,3%;
- Professor Jarir Pereira: 0,1%.
Os votos brancos e nulos somam 0,4%, enquanto 0,2% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.
Como a diferença entre os dois primeiros colocados é de apenas um ponto percentual e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os números indicam um empate técnico entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas.
Cenário de segundo turno
Em uma eventual disputa de segundo turno, a pesquisa aponta vantagem de Ciro Gomes.
Segundo o levantamento, o ex-ministro aparece com 53,2% das intenções de voto, enquanto Elmano de Freitas registra 44,9%.
Os demais entrevistados afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não souberam responder.
Metodologia
A pesquisa AtlasIntel ouviu 1.223 eleitores cearenses entre os dias 9 e 14 de junho, por meio de recrutamento digital.
O levantamento possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos CE-03465/2026 e BR-01326/2026.
Postar um comentário