No Brasil, tratamentos de cáries somam cerca de R$ 180 bilhões; parcerias entre dentistas e programas de benefícios ajudam a reduzir barreiras financeiras
O acesso à saúde bucal
permanece como um dos principais gargalos dos sistemas de saúde ao redor do
mundo, e o impacto econômico desse cenário se torna cada vez mais evidente. Uma
pesquisa publicada na Alemanha no fim de 2024, que analisou dados de 194 países,
incluindo o Brasil, destaca a urgência de priorizar a saúde bucal em programas
de saúde pública e benefícios corporativos, já que essas condições afetam mais
de 3,5 bilhões de pessoas no mundo. O dado é reforçado por um relatório da
Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica que quase metade da população
mundial vive com algum tipo de doença bucal.
As cáries são uma das
principais patologias que podem levar à perda dentária e, quando isso ocorre,
os implantes tornam-se uma alternativa eficaz de reabilitação oral. O peso
financeiro, porém, recai tanto sobre os pacientes quanto sobre os sistemas de saúde.
Estimativas da Economist Impact mostram que, no Brasil, apenas os custos
ligados ao tratamento de cáries ultrapassam R$ 180 bilhões, reforçando a
necessidade de ampliar políticas públicas e privadas, fortalecer modelos de
prevenção e desenvolver iniciativas que permitam ao paciente realizar
tratamentos de forma viável, sem comprometer a excelência clínica nem a
rentabilidade das práticas odontológicas.
Nesse cenário, dentistas
também sentem o impacto desse quadro, já que a limitação financeira da
população impacta diretamente o fluxo de atendimento e a continuidade dos
tratamentos. Entre as ações voltadas a reduzir as barreiras de acesso está o
Neodent+, programa lançado pela Neodent em parceria com o Bradesco. A
iniciativa oferece condições diferenciadas de pagamento e desconto para
clientes do banco que realizarem tratamentos com dentistas parceiros da
companhia. O programa conecta uma rede de profissionais qualificados a uma base
de mais de 60 milhões de clientes do Bradesco, permitindo que procedimentos
odontológicos se tornem mais viáveis para o paciente e abrindo oportunidades de
crescimento para consultórios.
Segundo o vice-presidente de
Finanças da Neodent, Pablo Gismondi, o Neodent+ foi estruturado para reduzir
barreiras econômicas que historicamente afastam pacientes de tratamentos
essenciais. “Hoje, muitos brasileiros postergam cuidados por restrições de orçamento,
e nosso foco é criar um modelo financeiramente viável, que preserve a qualidade
clínica e ofereça previsibilidade de custos. Acreditamos que ampliar o acesso à
reabilitação oral é fundamental para transformar a realidade da saúde bucal no
país”.
Entre os benefícios ao
usuário, estão parcelamentos e condições especiais em tratamentos com dentistas
parceiros da Neodent. A adesão é válida para correntistas e portadores de
cartão Bradesco, assim como para seus dependentes legais. Para o atendimento,
basta apresentar um cartão de crédito ou débito da instituição.
Para os dentistas, a entrada
no programa é simples: basta ter adquirido ao menos cinco implantes Neodent nos
últimos 12 meses. Ao participar, os profissionais passam a ter destaque na
plataforma Encontre seu Dentista, e, com isso, aumentam sua visibilidade para
potenciais pacientes. A meta da campanha é que mais consultas sejam agendadas,
refletindo a ampliação do acesso da população aos tratamentos. A dentista e
vice-presidente da Unidade de Negócios de Implantes da Neodent, Angela Della
Gatta, reforça o diferencial para os profissionais. “Os dentistas parceiros
ganham visibilidade, fluxo de novos pacientes e condições que favorecem a
continuidade do tratamento. É um modelo que gera benefícios para toda a cadeia:
o paciente recebe o cuidado necessário, o profissional amplia sua atuação e o
país avança na redução das desigualdades em saúde bucal”.
Esta não é a primeira
iniciativa da Neodent que busca impulsionar a democratização da saúde bucal no
Brasil. Desde 2016, a empresa investe em programas sociais como a Expedição
Novos Sorrisos, que percorre todas as regiões do país na sensibilização da população
quanto à importância da saúde bucal e do tratamento odontológico. Mais de 10
mil brasileiros já foram beneficiados.
Sobre a Neodent
A Neodent é a marca de
implantes dentários mais utilizada pelos dentistas no Brasil. Com o propósito
de criar novos sorrisos todos os dias e contribuir para a democratização da
saúde bucal, vai além do desenvolvimento e fornecimento de soluções odontológicas
de alta qualidade e tecnologia, promovendo programas como o Neodent+, que
conecta correntistas Bradesco aos dentistas Neodent e oferecem condições
especiais para a realização de tratamentos, e a Expedição Novos Sorrisos, que
leva cuidado odontológico e ações educativas a comunidades carentes em todo o
Brasil.
Postar um comentário