Estudo da Sudene em parceria
com a UFPE vai avaliar viabilidade de reativar linha férrea para transporte de
passageiros entre a capital e o Agreste.
A Superintendência do
Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) anunciou a realização de dois estudos para
implantação ou revitalização de trechos ferroviários estratégicos em
Pernambuco. Um deles analisa a possibilidade de reativar o transporte de
passageiros entre Recife e Caruaru, no Agreste, com extensão de aproximadamente
120 quilômetros.
Na quarta-feira (24), foi formalizado o acordo entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a condução dos estudos de viabilidade. O objetivo é ampliar a infraestrutura logística da Região Nordeste e impulsionar a competitividade econômica.
A Estação Ferroviária de Caruaru é um dos locais que ainda preservam trechos das antigas linhas férreas no município — Foto: TV Asa Branca
No trecho entre Recife e
Caruaru, o estudo vai avaliar se é possível aproveitar a estrutura ferroviária
remanescente ou se será necessário construir uma nova linha. A etapa seguinte
será a análise da viabilidade técnica e ambiental do projeto.
Para Danilo Cabral, a proposta
retoma uma vocação histórica da região e atende a demandas atuais de
mobilidade.
“É uma iniciativa para
qualificar o transporte de passageiros entre estas cidades, que historicamente
já foi pensado no final do século 19. É uma ação importante por envolver o polo
têxtil, de confecções, além de contribuir significativamente do ponto de vista
do turismo e melhorar a mobilidade da BR-232”, declarou o superintendente.
O segundo estudo anunciado
pela Sudene terá foco no transporte de cargas e prevê a instalação ou
requalificação de uma ferrovia com cerca de 250 quilômetros entre Petrolina e
Salgueiro, no Sertão do estado. A intenção é melhorar o escoamento da fruticultura
irrigada do Vale do São Francisco e de outros produtos, integrando a produção
local à Transnordestina e facilitando o acesso aos portos de Suape (PE) e Pecém
(CE).
A previsão da Sudene é que os
dois estudos sejam concluídos e apresentados no primeiro trimestre de 2026.
Como funcionava o trem entre
Recife e Caruaru
O trem de passageiros entre
Recife e Caruaru começou a operar em 1895, após a construção de túneis e
viadutos na Serra das Russas, localizada na divisa entre os municípios de
Pombos, Gravatá e Chã Grande. No mesmo ano, foram inauguradas as principais estações,
incluindo a de Caruaru.
Durante o século 20, a
ferrovia transportou passageiros e produtos como algodão, couro e queijo. Nos
meses de junho, o “Trem do Forró” funcionava como uma atração turística,
transportando turistas para as festas de São João com forró ao longo de todo o
trajeto. Segundo o historiador José Urbano, o trem circulou até o ano 2000.
Em 2010, a estação de Caruaru
foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(IPHAN). Desde 2020, a prefeitura realiza obras para transformar o local em um
museu a céu aberto, com reformas e adaptações para atividades culturais e
turísticas.
Fonte: G1 Caruaru
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