A KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos e economiza cerca de 300 litros por lavagem
Muito além de uma tendência,
adotar práticas sustentáveis passou a ser um diferencial competitivo real. Com
consumidores cada vez mais atentos ao impacto ambiental de suas escolhas,
pequenos negócios têm encontrado na sustentabilidade um caminho estratégico
para crescer, fidelizar clientes e se destacar no mercado. Uma pesquisa da
Ilumeo revelou que 75% dos entrevistados conhecem o selo “Eu Reciclo”, o estudo
também mostra que as certificações sustentáveis já figuram entre os quatro
fatores mais importantes na decisão de compra, superando até mesmo a
recomendação de amigos. Já 86% dos entrevistados consideram essencial que
produtos tenham reconhecimento ambiental.
Esse comportamento reflete um
consumidor cada vez mais engajado e atento às práticas sustentáveis das
empresas. Nesse cenário, negócios que aliam eficiência, propósito e
responsabilidade ambiental conquistam vantagem frente à concorrência. É o caso
da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo,
rápido retorno e consciência ambiental. Numa lavagem convencional, consome-se
mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero.
“Além do menor consumo de
água, nós também utilizamos produtos biodegradáveis, técnicas de limpeza a seco
e atuamos com o atendimento delivery, o
que reduz emissões com deslocamentos desnecessários”, diz Marco Lisboa, CEO e
fundador da KoalaCar.
Desde 2019 com a marca, o
CEO da KoalaCar listou outros três
pontos e vantagens para investir em negócios sustentáveis:
Valorização da marca
Adotar uma postura sustentável
não significa, necessariamente, altos investimentos. Os pequenos negócios podem
começar com medidas simples, como redução de resíduos, economia de água,
reaproveitamento de materiais, uso racional de energia e produtos menos
agressivos ao meio ambiente.
Público mais consciente
Os consumidores do mundo
inteiro passaram a valorizar marcas com propósito claro, que tenham
responsabilidade ambiental e social. Negócios que comunicam bem essas ações
conseguem maior engajamento nas redes sociais, mais indicação boca a boca e
fidelização de clientes, mesmo em segmentos altamente concorridos.
Caminho sem volta
Com a pressão por metas ESG
chegando também às grandes redes, os pequenos negócios que já se adaptaram saem
na frente ao serem considerados fornecedores ou parceiros ideais por empresas
maiores, que buscam alinhar toda a cadeia de valor à agenda sustentável.
“Implantar o ESG é assumir o
compromisso de ser uma empresa relevante, ética e sustentável, capaz de gerar
valor para todos os públicos com os quais se relaciona e contribuir para a
construção de um futuro melhor. Pensando no futuro da franquia, estamos lançando
também o modelo com a bicicleta e moto elétrica e o aspirador de pó a bateria
para as higienizações. Já os nossos tecidos de limpeza ecológica suportam até
500 lavagens com sabão de coco neutro e o mínimo de água na limpeza, pois o
objetivo da KoalaCar é ter uma conciência ambiental para vez melhor e claro,
gerando cada vez menos resíduos”, explica o CEO da marca.
Sobre a KoalaCar
Fundada em 2015, a KoalaCar é
uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido
retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que
não bebe água e se hidrata apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se
mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero.
A marca foi reformulada e planeja chegar a 100 unidades em 2025.
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