HOME

Instituições de defesa da mulher se mobilizam contra assédio e perseguição política que vereadora tem sido vítima na Câmara do Crato.


Foto: FBL

A vereadora Lourdes de Carlim (PT), tem sido alvo de perseguição e constrangimento por parte do vereador Alex Saraiva PSB, em episódios que configuram violência política de gênero. O caso mais recente ocorreu durante a sessão desta terça-feira 03, quando a parlamentar foi repetidamente interrompida e desrespeitada pelo colega de legislativo. 

 

O que aconteceu na sessão? 

Durante a reunião, Alex Saraiva atrapalhou o discurso de Lourdes de Carlim, que precisou interromper sua fala para pedir respeito: "Isso é feio, não faça isso", afirmou. A situação foi contida com a intervenção de outros vereadores, mas a parlamentar já vinha sofrendo assédio persistente do colega, em um comportamento que beira o “stalking” (perseguição), afetando sua saúde psicológica. 

 

O vereador Tiago Esmeraldo, que presidia a sessão, tentou mediar o conflito, mas até o momento não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Como vice-presidente da Câmara, sua postura é aguardada por movimentos sociais e pela população. 

 

Movimentos de mulheres prometem reagir 

Indignadas com a situação, instituições de defesa dos direitos das mulheres no Crato, além das mulheres  militantes do PT e outras entidades, devem se manifestar publicamente contra o assédio político sofrido por Lourdes de Carlim. 

 

A Secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz, por sua vez disse que não se pode admitir ações desta forma que já estão ficando corriqueiras e juntamente com outras representatividades femininas, aguardam a chegada do presidente Matheus Leite PDT, para em conjunto com a casa tomar as medidas necessária e se caso precise acionar as vias judiciais. 

Mulheres dos movimento das mulheres da região do Cariri  estão se organizando para, mas de ante mão já declara total apoio a vereadora e ratifica a luta contra toda violência que as mulheres sofrem em todos os setores. 

Violência política de gênero: um problema recorrente

Casos como o da vereadora Lourdes não são isolados.

 A violência política contra mulheres inclui desde interrupções constantes até ameaças e difamação, estratégias usadas para silenciar e descredibilizar mulheres na política.  

A sociedade cratense tem acompanhado com preocupação a situação, cobrando medidas efetivas da Câmara Municipal para coibir esse tipo de comportamento. 

E você, o que acha que deve ser feito para combater o assédio político no legislativo cratense?


Vídeo:




Nota da Redação: 

A reportagem tentou contato com o vereador Alex Saraiva, através do repórter Marcus Silva. O vereador disse que só iria se manifestar em outro momento. O espaço segue aberto para as suas considerações sobre o ocorrido. 

1 Comentários

  1. Fábio, a respeito do que vem ocorrendo contra a companheira Lourdes de Carlim, trata-se de uma violência política de gênero. A câmara dos vereadores através do seu Presidente Mateus Leite precisa se posicionar. Não se concebe um ato desta natureza ficar impune.Vamos nós mulheres, principalmente d educação fazer uma mobilização a favor da companheira que foi eleita democraticamente e tem todos os direitos de fala e de se posicionar nas sessões sem nenhuma forma de assédio moral, de gênero por nenhum vereador da casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
HOME
HOME