Família preparou comida e levou álcool em gel para a praia Imagem: Mateus Araújo/UOL
Álcool em gel e comidas preparadas em casa ou industrializadas passaram a fazer parte do "kit básico" de moradores e turistas que frequentam as praias do litoral paulista, após o recente surto de virose na região. Com medo de contaminação, as pessoas têm redobrado os cuidados com a alimentação na rua, o que vem impactando as vendas de comerciantes locais.
Durante as comemorações de Ano-Novo, diversos casos de infecção gastrointestinal foram registrados na Baixada Santista. Os principais sintomas relatados são náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais
Uma jovem de 20 anos foi internada em estado grave na UTI após contrair o vírus durante o Réveillon em Guarujá. No dia 4, uma morte relacionada ao surto foi registrada no estado
Na quarta-feira (8), a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a presença do norovírus em amostras detectadas em fezes humanas coletadas em Guarujá e Praia Grande. A origem da contaminação ainda é desconhecida e está sendo investigada pela Coordenadoria de Controle de Doenças. Uma das suspeitas iniciais era água encanada, mas a Sabesp nega a informação.
O que se sabe, porém, é que o vírus que causa gastroenterite pode ser transmitido por água e alimentos contaminados.
Em alerta, ontem (11), a dona de casa Maria Helena e sua família optaram por levar salada e frios preparados em casa para a praia de Pitangueiras, em Guarujá. Sobre a mesinha, ao lado dos pratos e do protetor solar, colocaram álcool em gel, usado para higienizar as mãos…
"Meu marido é médico e orientou o que a gente devia fazer para se proteger. Não vamos comer nada na praia, só o que trouxemos", explicou. "E ainda estamos decidindo se depois daqui vamos comer um peixinho ou uma pizza em um restaurante."
A também dona de casa Priscila Cavalcanti, 42, foi passar o fim de semana com o marido e o filho na praia e redobrou os cuidados com a higiene. A família encheu o cooler com bebidas e comprou salgadinhos industrializados, para evitar o consumo nos quiosques.
Fonte: Uol
0 Comentários