Enem 2024: veja as 10 questões mais difíceis do primeiro dia

 

Foto: Reprodução

Quais foram as questões mais difíceis do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024? Os professores da Elite Rede de Ensino elencaram as 10 questões com maior grau de dificuldade da prova de linguagens e ciências humanas. 

No último domingo (3), os estudantes responderam 90 questões, sendo 45 de linguagens, 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. A prova foi marcada por longos textos, o que a tornou mais cansativa. 

Ciências humanas

Veja as perguntas de ciências humanas mais difíceis com comentários da professora de Sociologia e Filosofia do Elite Rede de Ensino, Lígia Albuquerque. O caderno usado como referência foi o azul.

Comentário professora Lígia Albuquerque, professora de Sociologia e Filosofia do Elite Rede de Ensino, sobre a questão 59: “A questão aborda a temática da Idade Média, universidades e as relações sociais e a hierarquização presentes no contexto. Para uma boa compreensão, o aluno necessitava relacionar ideias como a relação de poder que a Igreja Católica exercia, bem como seu controle do conhecimento e do que é visto como certo e errado.” 

Resposta correta: E

Comentário sobre a questão 62: “Os textos tratam de uma temática recorrente nas provas do Enem: epistemologia científica. Contudo, era necessário que o aluno compreendesse que os excertos abordavam especificamente o tema da linguagem e as dificuldades intrínsecas à nomeação de fenômenos naturais. O vocabulário e o tamanho dos trechos aumentaram seu grau de dificuldade.” 

Resposta correta: A

Comentário sobre a questão 76: “O texto de Deleuze faz uma analogia utilizando o conceito de rizoma – pertinente à biologia. O candidato deveria compreender de que forma o funcionamento dele pode ser comparado à pluralidade de interações sociais.”

Resposta correta: E

Comentário sobre a questão 89: “Este é um tema comum nas provas do Enem e vestibulares, porém caiu sobre assimetria política dos cinco membros com poder de decisão e isso cria uma desigualdade dentro da ONU e do próprio Conselho de Segurança que tem, também, os membros rotativos. O que dificulta bastante a questão são os distratores da questão que induzem o aluno ao erro.” 

Resposta correta: B

Comentário sobre a questão 90: “A questão pede que o candidato encontre a contradição do capitalismo apresentada no texto. O aluno deveria associar o excerto ao conceito de alienação, que não estava explícito, nem tinha os autores mais conhecidos nomeados na referência bibliografia.” 

Resposta correta: C

Linguagens

Veja as perguntas de linguagens mais difíceis com comentários do professor Lucas Góes, de Língua Portuguesa e Literatura do Elite Rede de Ensino: 

Comentário do professor Lucas Góes, de Língua Portuguesa e Literatura do Elite Rede de Ensino, sobre a questão 11: “Era importante que o aluno observasse atentamente a orientação do enunciado, que diz respeito ao registro das falas de Evanildo Bechara especificamente na referida entrevista. Mesmo que alguns distratores sejam facilmente elimináveis por não compreenderem tipos de variação, as justificativas das alternativas C e E poderiam fazer algum sentido caso a análise se debruçasse sobre as marcas de registro de Bechara como gramático e como intelectual.”

Resposta correta: E

Comentário sobre a questão 21: “Era preciso compreender que a arte plumária indígena é concebida a partir de uma intersecção entre a composição do universo, a construção da coletividade e as relações humanas. Para chegar a esse raciocínio, é necessário considerar os últimos dois períodos do texto I como base para a interpretação do enunciado. No entanto, como as alternativas apresentam vocábulos com significação semelhante, era importante se atentar para os pequenos distratores de cada opção para chegar à alternativa correta.”

Resposta correta: E

Comentário sobre a questão 28: “Muito embora não tenha sido um consenso enxergar a questão como polêmica, a abordagem da reconstrução das obras machadianas permite duplo entendimento acerca da apropriação feita por Proença Filho, já que, em “Capitu: memórias póstumas”, ocorre tanto a reconstrução da trajetória da protagonista de Dom Casmurro quando a refutação à visão silenciada que sustentou por muito tempo a hegemonia masculina de Bento Santiago no romance. Por isso, a questão exigiu análise mais crítica e reflexiva dessa proposta, o que a tornou mais difícil que as demais.”

Reposta correta: E

Comentário sobre a questão 31: “Considerei a questão mais difícil da prova. Não por acaso, ‘Esaú e Jacó’, de Machado de Assis, também foi o texto de uma das questões de linguagens mais difíceis do Enem de 2022. Era necessário associar: o contexto histórico em que se passa a obra; o desenvolvimento do enredo do romance; o perfil da personagem Flora; suas intenções diante da proximidade com o fim do regime político vigente à época (século XIX). Junto a isso vinha a questão da ironia, estratégia discursiva tipicamente machadiana, o que, em conjunto, aumentou o grau de dificuldade da questão.”

Resposta correta: B

Comentário sobre a questão 35: “A questão trabalhava com um fragmento bastante conhecido de ‘Senhora’, romance urbano de José de Alencar. O Romantismo traz como um de seus valores a defesa do casamento como instituição social, agradando a burguesia da época. Esse ponto é desenvolvido ao longo da obra de Alencar, mas não atende ao enunciado a partir da visão da castidade como muitos candidatos analisaram. Aurélia, na obra, marcada pela riqueza e pela formosura, compra – literalmente – seu marido Seixas, atitude que permite entrever, dentre os valores da época, a prevalência do aporte financeiro para a ascensão social. Isso também perpassava a temática do casamento e o desenvolvimento de laços afetivos para a sociedade da época.“

Resposta correta: D

Como foi o primeiro dia do Enem 2024

O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Segundo professores consultados pela CNN, o tema foi “acessível” e “necessário”.

A prova de linguagens foi avaliada como tendo nível “fácil” pelos professores. Segundo Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações do SAS Educação, os esportes estavam bastante presentes na prova, “numa perspectiva de discussão e reflexão”. Houve também uma menção à cantora Rita Lee.

Em relação à prova de ciências humanas, os docentes destacaram as questões ligadas aos aspectos culturais do Brasil. Segundo o consultor pedagógico Paulo Fernandes, uma pergunta versava sobre a inserção de povos tradicionais na internet como forma de ganhar espaço nesses lugares.

Outra abordava a invisibilidade das pessoas negras nas redes sociais, contando o caso de uma influenciadora negra que não tinha tanta veiculação do seu conteúdo, mas quando ela passou a colocar conteúdo de pessoas brancas, aumentou seu alcance.

Apareceram ainda temas ambientais, como o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG) e o desmatamento da Amazônia.

CNN divulga gabaritos extraoficiais

Os gabaritos extraoficiais das provas de ciências da natureza e matemática, que ocorrem no dia 10 de novembro, estarão disponíveis no site da CNN após o fim da aplicação do Enem.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários