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Um dos requisitos básicos de
um carro hoje
em dia é a segurança. Existem diversos mecanismos utilizados pelas montadoras e
testes realizados para garantir que os modelos estejam dentro dos padrões
estabelecidos.
No entanto, nem sempre os
modelos passam nas avaliações. Este foi exatamente o caso do Citroën C3
Aircross. O carro foi reprovado nos testes de avaliação de impacto do Latin
NCAP, sem pontuar suficientemente para receber nem mesmo uma estrela da
organização.
Dispositivos de segurança não
se mostraram eficazes
O Latin NCAP revelou que o
modelo, feito no Brasil, apresentou maus resultados em uma bateria de testes de
segurança. Entre eles: impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash),
proteção para pedestres e ESC. O Citroën C3 Aircross obteve 33,01% em ocupante
adulto, 11,37% em ocupante infantil, 49,57% em proteção de pedestres e usuários
vulneráveis da estrada e 34,88% em assistência à segurança
A entidade ainda informou que
“o teste de impacto lateral de poste não foi realizado e obteve zero pontos
devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e
traseira, que nem sequer é oferecida como opcional”.
O teste de impacto frontal do
novo Citroën C3 Aircross “mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro
da frente”. O teste de impacto lateral “apresentou uma intrusão relevante no
habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes”. Já o teste de
chicotada cervical (whiplash) “obteve proteção deficiente para o pescoço do
adulto”. Por fim, a proteção dinâmica para crianças não pontuou “porque a
sinalização das ancoragens Isofix não cumpre com os requisitos do Latin NCAP”.
A maioria dos Sistemas de
Retenção Infantil (SRI) testados falharam e não é possível desativar o airbag
do banco do passageiro dianteiro ao colocar um SRI voltado para trás. O
lembrete do cinto de segurança ainda não cumpriu requisitos do Latin NCAP e
para pedestres o carro apresenta “proteção marginal, adequada e fraca para a cabeça,
com uma área limitada de boa proteção”.
Enquanto outros concorrentes
oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar
uma segurança deficiente como padrão em seus carros. O Latin NCAP insta a
Stellantis, a PSA e a Citroën a mudar seu enfoque, a melhorar o equipamento
básico de segurança dos carros e a oferecer voluntariamente os carros ao Latin
NCAP para mostrar aos consumidores seu desempenho.
Alejandro Furas, Secretário
Geral do Latin NCAP
Fonte: Olhar Digital
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