Foto: Reprodução |
O requerimento do deputado Evandro Leitão (PT), reconhece importância de contadores nas finanças públicas e privadas
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (24/09), no auditório Deputado Murilo Aguiar, sessão solene em homenagem ao Dia do Contador. A solenidade foi requerida pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), e presidida pelo deputado Pedro Lobo (PT).
Para Pedro Lobo, o Dia do
Contador, comemorado em 22 de setembro, é uma data significativa para o Brasil
e um marco na história da educação e desenvolvimento econômico do País. “Foi
neste dia, em 1925, que o então presidente Getúlio Vargas instituiu o primeiro
curso superior de Ciências Contábeis no Brasil. Uma conquista que ampliou o
horizonte para milhares de profissionais e consolidou o papel do contador na
economia nacional”, pontuou.
O deputado ressaltou que o contador é muito mais que um guardião de números. “Ele é o piloto de suporte das finanças das empresas, das organizações públicas e privadas e, de maneira geral, da nossa sociedade. Sem seu trabalho competente, dedicado o funcionamento ordenado da economia seria praticamente impossível. Que essa homenagem sirva também para reafirmar o nosso compromisso em apoiar e equalizar sempre a classe contábil, proporcionando as condições necessárias para que continue a desempenhar seu papel de maneira cada vez mais eficiente”, acrescentou.
O presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Eduardo Jereissati, disse que a instituição sempre foi um órgão em que os contadores tiveram momentos de interação e reafirmou seu sentimento de orgulho por fazer parte da classe. “Os contadores são os principais clientes, usuários do serviço da Junta Comercial. Obviamente que o serviço final é entregue à população, aos empreendedores, mas são os contadores os principais beneficiados dessas atividades e dessa transformação que tem acontecido na instituição. A Jucec passou a exportar tecnologia e, hoje, nós facilitamos a vida não apenas dos contadores cearenses, mas também de outros oito estados da Federação”, ressaltou.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Felipe Matos Guerra, afirmou que momentos de homenagem, como a prestada pela Alece, tem um simbolismo e um significado muito importante, por serem expressões do reconhecimento e da valorização da sociedade com o profissional da contabilidade.
“Essa é uma prova de que a sociedade enxerga a importância que o contador tem no desenvolvimento, tanto de políticas públicas - ligado à questão da transparência, da gestão dos recursos públicos -, quanto na iniciativa privada, na condução dos negócios, no desenvolvimento de uma nação forte, justa e próspera. E, nesta noite, representando os mais de 13 mil profissionais da contabilidade do Ceará, nós estamos homenageando profissionais que têm uma destacada atuação no nosso Estado”, afirmou Guerra.
Durante a sessão solene, foram homenageados com a entrega de certificados os contadores Armando Conde Diógenes Campeio, Célia Maria Braga Carneiro, José Elielder Clares de Sousa, Carlos Átila Ferreira de Souza, Ricardo Assunção Lima, Francisco Marcos Martins Chaves, Eduardo Jereissati de Azevedo, Leonardo Belli de Souza, Roberto Sérgio do Nascimento e Karla Jeanny Falcão Carioca.
Compuseram ainda mesa de honra
da sessão solene Rholden Queroz, presidente do Tribunal de Contas do Estado do
Ceará (TCE); Guilherme França Moraes, secretário-executivo de Planejamento e
Gestão Interna da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz); Paulo Régis
Arcanjo Paulino, delegado da Receita Federal do Brasil (RFB); Paolo Giuseppe,
presidente da 1ª Sessão Regional do Instituto dos Auditores Independentes do
Brasil; e Cleinilton Medeiros, presidente da Associação dos Peritos Contadores
do Ceará.
0 Comentários