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| Foto: Reprodução |
Modelo
Gênesis-X1 terá custos ligados a aviação, dessa forma não deverá ter impostos
rodoviários, como o IPVA. As aeronaves utilizarão Vertipontos, mas nos
primeiros meses, poderão utilizar helipontos.
O veículo Gênesis-X1, o 'Carro
Voador', tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024 e
custará R$ 2 milhões, segundo startup cearense Vertical Connect, responsável
pelo projeto.
O Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apresentou
imagens do modelo ao público e à imprensa no BS Design, no Bairro Aldeota,
em Fortaleza.
De
acordo com a empresa, os modelos não tripulados que prestam serviços para o
agro, logística, polícia e bombeiro serão lançados no primeiro semestre de
2024. Os tripulados serão apresentados ao mercado no segundo semestre.
Para
pilotar o veículo não é necessário habilitação. "O veículo é 100%
autônomo, portanto, não há necessidade de saber pilotar o mesmo. Até o momento,
para pilotar o 'Carro Voador' não é necessário nenhum tipo de
habilitação."
Sobre
os locais de estacionamento, as aeronaves Evtol's utilizarão
"vertipontos", a versão do heliponto para os carros voadores. Porém,
como os vertipontos ainda não estão disponíveis nas cidades brasileiras, os
veículos voadores autônomos poderão utilizar helipontos, desde que tenham as
exigências necessárias atendidas.
Outra
característica do veículo é que não será necessário o pagamento do Imposto
sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A empresa explica que
trata-se de uma aeronave e nas regras atuais não paga IPVA. O eVTOL terá custos
ligados a aviação, dessa forma não deverá ter impostos rodoviários.
Velocidade
de 130 km/h
O
Gênesis tem diversas aplicações. O modelo principal é o G-XI é Dotado de oito
motores elétricos, o veículo será construído em composto de fibra de carbono
aeronáutico, conferindo baixo peso e alta resistência da estrutura.
Também
há o GX-H, projetado para atuar como uma ambulância aérea em emergências,
proporcionando rapidez e eficiência no transporte médico, com capacidade de
transporte de uma maca hospitalar. Já o Gênesis-XF é pensado para o uso no
combate a incêndios, sendo capaz de transportar até 200 litros de água.
O
GX-P, por sua vez, é voltado para o uso policial, dotado de câmera 4K de
monitoramento on-line, aumentando a eficiência das forças de segurança. Há
também o modelo GX-L, projetado para revolucionar a logística de entregas com
uma capacidade de carga útil de até 560 kg.
Além
destes, um dos produtos mais aguardados é o GX-AB, que atenderá às necessidades
dos agricultores e pecuaristas, também com capacidade de 200 litros e dois
suportes para irrigação. Todas as variantes do Gênesis são veículos autônomos,
com trem de pouso fixo do tipo esqui e altitude de cruzeiro de pouco mais de
1.640 pés (cerca de 500 metros).
Fonte: G1

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